Cultura

Grave polêmica na China: Dolce&Gabbana se desculpa oficialmente em Mandarim

Em meio a graves consequências para a marca, seus co-fundadores postam vídeo oficial com um pedido de desculpa em em Mandarim direcionado a todos os chineses do mundo.
Reading time 4 minutes

Esta semana, a marca Dolce&Gabana teve que cancelar o seu mega desfile que aconteceria no dia 21/11 em Xangai depois de diversos protestos terem eclodido no país após um vídeo postado pela marca em que uma modelo chinesa tentava comer comida italiana com hashi (os pauzinhos utilizados como talheres em parte dos países orientais).

A propaganda, duramente criticada por ter cunho racista, foi retirada do ar pela marca em menos de 24h. Mas não foi rápido o suficiente para evitar as graves consequências que se alastraram nos dias seguintes ao acontecimento. 

Grandes e importanates varejistas, celebridades e "vips" da moda criticaram de forma severa o acontecimento e demonstraram seu distanciamento da marca ao longo da semana. 

Como exemplos, na sexta-feira, dois dias depois do post do controverso vídeo, todos os produtos da marca haviam sido retirados das prateleiras da Lane Crawford, rede com 10 lojas de departamento de luxo da China; bem como desaparecido da maioria dos sites dos maiores e-commerces chineses, como por exemplo Tmall, JD.com, Secoo, dentre outros.

Diante do nítido e grave contexto, Stefano Gabbana e Domenico Dolce optaram por realizar um pedido formal e oficial de desculpas também via vídeo. 

"Dui bu qi” ou "Desculpa". Estas foram as palavras em Mandarim que escolheram usar juntos para terminar a sua sincera fala a respeito do ocorrido. 

Dolce é o primeiro a se pronunciar olhando diretamente para a câmera e pedindo desculpas ao seu público seguido por Gabbana que diz que "gostariam de se desculpar a todos os chineses ao redor do mundo”.

O vídeo foi postado na sexta-feira na mesma rede social aonde haviam postado a propaganda, a Weibo.

A tradução completa do pedido de desculpa é esta:

Domenico Dolce: Nós viemos pensando muito nos últimos dias com muito pesar sobre o que aconteceu connosco e sobre o que causamos em seu país e nós nos desculpamos imensamente. Nossas famílias sempre nos ensinaram a demonstrar respeito a todas as diferenças culturais ao redor do mundo e por isso pedimos desculpas se cometemos um erro ao interpretar a sua."

Stefano Gabbana: "Queremos nos desculpas a todos os Chineses ao redor do mundo porque são muitos e nós levamos esse pedido de desculpa e essa mensagem muito a sério."

D.D.: "Nós sempre amamos muito a China e sempre visitamos esse país e suas diversas cidades e amamos a sua cultura. Com certeza, temos muito a aprender e por essa razão pedimos desculpa se cometemos um erro ao nos expressarmos."

S.G.: "Nós certamente não esqueceremos esta experiência e afirmamos que esse tipo de coisa jamais acontecerá novamente, na verdade tentaremos fazer nosso melhor e respeitaremos a cultura chinesa em todos os sentidos. Do fundo do nosso coração, pedimos pelo seu perdão." 

Ambos: “Dui bu qi” [“Desculpa” em Mandarim]

Vídeo oficial de desculpa postado pela Dolce&Gabanna
1543157554209805 1
O link para o vídeo "Apologizes" ("desculpas") está na biografia da página oficial da marca no Instagram.
1543157563950999 3
Reprodução Instagram: os últimos posts relacionados à campanha e ao acontecimento.

posts relacionados

posts recomendados