Cultura

La Vie: confira novidades em lifestyle para começar 2021 em grande estilo

O start para um novo ano com muita arte, gastronomia e bem-estar
Reading time 9 minutes

Olhar feminino

Em 2021, o Instituto Moreira Salles inaugura novas exposições gratuitas em seus três centros culturais - no Rio, São Paulo e em Poços de Caldas. A programação paulistana inclui, no primeiro semestre, o trabalho de dois grandes nomes da fotografia - Madalena Schwartz e Mario Cravo Neto. Em literatura, Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector serão exaltadas. Para quem ainda não conhece, Carolina Maria de Jesus é um nome forte da cultura brasileira ao percorrer caminhos entre a ficção, a música e a arte circense. Sua obra mais famosa é “Quarto de despejo” (1960). 

1609959577405481 1 olhar feminino ims
(Foto: Divulgação)

Arte em Pedaços

Para quem adora arte, a Puzzle Me lança seu primeiro quebra-cabeça dentro do ‘Projeto Mulheres’. Priscila Barbosa, artista visual, muralista e ilustradora paulistana, é quem assina o primeiro item da coleção que terá parte das vendas destinada a projetos sociais que apoiam causas femininas.

1609959799827635 2 arte em pedacos
(Foto: Divulgação)

Clique

É possível conferir, até o dia 31 de janeiro de 2021, a exposição “Surface”, de Gabriel Wickbold. Em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB - FAAP), o artista exibe um recorte de cinco séries produzidas na última década. Uma linha do tempo de sua fotografia com inspiração no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas.“Tem sido um prazer enorme viajar pelo mundo com a minha arte e entender que, independente do lugar, os temas das minhas séries são extremamente humanos e conseguem dialogar com qualquer cultura”, diz Gabriel.

1609959834280785 3 clique faap
(Foto: Divulgação)

Ao vivo

Para quem gosta de privacidade e segurança, o Four Seasons acaba de anunciar seus novos itinerários personalizados do Private Jet, para 2022. O destaque fica para o “African Wonders”. Desenhado especialmente para famílias, ele passará por Atenas (Grécia),  Pirâmides de Gizé (Egito), Serengeti (Tanzânia), Ilhas Maurício, Ruanda, Cataratas de Vitória (Zâmbia) e Joanesburgo (África do Sul). É para já ir se programando para tal aula de história na prática.

1609959873061646 4 ao vivo
(Foto: Divulgação)

Excelência

O mais novo lançamento hoteleiro de luxo do Hemisfério Norte tem assinatura da exclusiva Dorchester Collection, por trás de joias do turismo como Bel-Air, em Los Angeles, e Le Meurice, em Paris. Batizado como The Residences Dorchester Collection Dubai, o empreendimento, nas margens do Canal de Dubai, já está com mais de 60% do trabalho concluído. Além da experiência geral, os residentes terão a oportunidade de desfrutar de comodidades exclusivas, como uma ampla piscina ao ar livre com vista para a cidade e uma fachada de água intocada, de 200 metros.

1609959909021401 5 excele ncia
(Foto: Divulgação)

Orgânico

Para quem quer presentear amigos e familiares neste início de 2021, abrindo o período com doçura, uma boa opção são os quitutes orgânicos da Dona Doceria. O destaque fica para limãozinhos galegos, de Goiás, recheados com doce de leite.

1609960003157538 6 organico foto wellington nemeth
(Foto: Divulgação)

Que seja doce

Ainda no campo açucarado, Mariana Junqueira inaugurou, no final do ano passado, sua primeira loja repleta de doces finos. "É um passo grande que estou dando diante do cenário atual, mas estamos apostando toda a nossa energia nessa conquista de uma nova loja, com muito mais espaço para recebermos nossos clientes" diz Mariana. A decoração do espaço na Rua João Lourenço, na Vila Nova Conceição, que conta também com um café, foi toda inspirada nas boutiques parisienses.

1609960040587299 7 que seja doce
(Foto: Divulgação)

Na xícara

Agora é possível tomar um bom café e provar delícias com uma pegada bem natural dentro da descolada Bemglô. A Amma, marca pioneira na produção de chocolates orgânicos no Brasil, é quem assina o projeto. Localizado na Rua Oscar Freire, tem no menu o brigadeiro da casa, à base de leite de coco, e o Bolo Divino, com assinatura da chef e banqueteira Neka Menna Barreto. Por lá você também encontrará vinhos biodinâmicos e snacks da GreenPeople. 

1609960092630082 8 na xi cara
(Foto: Divulgação)

Pegando leve

Janeiro é o mês oficial da reeducação alimentar para aqueles que abusaram das delícias de final de ano. Dentro desse cenário, a Tasty Salad Shop é uma ótima e nova opção em São Paulo. Após o sucesso em Curitiba, desde 2014, o restaurante fast casual desembarca na gastronômica Rua dos Pinheiros, Zona Oeste, com opções de pokes, saladas, bowls e wraps com muito sabor.

1609960203418183 9 pegando leve cre dito nani rodrigues
(Foto: Divulgação)

Reconfortante

Para quem não liga muito para mudanças no cardápio no início do ano, que tal se jogar em uma boa pizza? O QT Pizza Bar, comandado pelo casal Matheus Ramos e Bruna Pires, é bom para o delivery e também para comer no local. Eles contam com um bar externo, com agradável varanda, e boa carta de drinques no endereço da Alameda Ministro Rocha Azevedo.

1611266395199792 10 reconfortante

Lanche tendência

Após muitos anos de hamburger bom ser sinônimo de carnes em abundância, as smash houses, hamburguerias que servem opções de discos finos, com cerca de 150 gramas cada, caem no gosto dos paulistanos. Se você ainda não experimentou, a Osso Smash House é uma boa opção na Rua dos Pinheiros. O empreendimento tem parceria com o estrelado Renzo Garibaldi, açougueiro e chef peruano por trás do Osso e Dondoh, em Lima. O endereço foca em hambúrgueres smash dry aged.

1609960243061582 11 lanche tende ncia
(Foto: Divulgação)

Estilo na mesa

Vivemos um período em que valorizamos o bem-estar da casa. Nana Valle, designer mineira, se enquadra perfeitamente nesse momento em que decorar virou sinônimo de prazer. Suas criações são verdadeiras joias para incrementar o lar, principalmente a mesa.

1609960253255698 12 estilo na mesa
(Foto: Divulgação)

Luz

Alex Athayde e Lilian Pacce se uniram para criar uma coleção de luminárias inspiradas em acessórios dos anos 20. A coleção é composta por peças para piso ou mesa e tem um perfume de moda, já que a peça batizada como Cloche é inspirada no chapéu que foi símbolo de empoderamento feminino em 1920. “O chapéu cloche combinava com a nova mulher do pós-guerra, que começava a se emancipar e conquistar inclusive liberdade sexual. As melindrosas adoravam usá-lo com seu cabelo mais curto, vestidos retos, sem corset, tudo mais minimalista, em contraponto aos modelos eduardianos, super enfeitados. A ideia da luminária é exatamente essa: eliminar excessos e focar na essência do design, na sua funcionalidade e na qualidade da iluminação”, diz Lilian.

1609960294446158 13 luz
(Foto: Divulgação)

Fartura

Muitos são os que preferem se manter afastados das idas aos restaurantes, por causa da pandemia. Só que isso não significa deixar de lado as iguarias preparadas por chefs. O Baby Beef Jardim, por exemplo, segue firme e forte com seu farto delivery. Destaque para o macio parmegiana da casa, que acompanha arroz e batatas rústicas. Além disso, a chef da casa, Neire Siqueira, ensina os leitores da L’Officiel a fazer uma torta de maçã incrível, também para dar uma de expert da cozinha no conforto do lar.

Torta de Maçã 

Massa:

• 415 g de farinha de trigo

• 1 pitada de sal

• 250g de manteiga gelada e em cubos

• 1/2 xícara de água

Modo de preparo:

Colocar a farinha e o sal em um bowl, acrescentar os cubos de manteiga, amassando com as pontas dos dedos até ficar com uma aparência de farofa.

Colocar aos poucos a água e misturar até ficar homogêneo. Enrolar em um filme plástico e refrigerar por uma hora.

Recheio:

• 5 maçãs sem casca picadas em cubos

• Suco de 1 limão

• 1 xícara de damasco picado

• 1 xícara de açúcar

• Canela e sal a gosto

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e reservar.

Montagem:

Divida a massa em duas partes. Abra uma e forre o fundo de uma assadeira de 25cm de diâmetro. Coloque o recheio, abra a segunda massa e cubra a torta. Fure o centro com uma faca, passe com o pincel a gema batida e leve para assar em forno pré-aquecido (175 ºC) por 30 min ou até estar dourada.

1609960347180875 14 fartura
(Foto: Divulgação)

Tags

lifestyle

posts relacionados

posts recomendados