Moda x Arte: 6 exposições em cartaz
Cultura

Moda x Arte: 6 exposições em cartaz que você não pode perder

Viagem marcada para Paris, Londres ou Nova Iorque? Não deixe de conferir as mais incensadas exposições que exploram a justaposição entre moda e arte.
Reading time 3 minutes

Paris

IRVING PENN

A grande retrospectiva da produção de um dos grandes fotógrafos do século XX é inspiradora. Dentre os trabalhos, imagens e editoriais icônicos produzidos para a revista Vogue americana, onde Irving Penn foi colaborador de 1947 a 1951. Além da fotografia de moda, seus retratos de personagens celebres e anônimos são destaque.

Em cartaz até 29/1/2018

Grand Palais, Paris

CHRISTIAN DIOR, COUTURIER DU RÊVE

Em homenagem ao aniversario de 70 anos da fundação da Maison, a mostra tem atmosfera de sonho, como sugere o nome. Reúne peças criadas por todos os estilistas que a comandaram: Monsieur Dior, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e a atual diretora criativa, Maria Grazia Chiuri. Entre croquis, documentos, acessórios e mais de 300 vestidos de alta-costura, revela-se o grandioso patrimônio da Maison explorado por diferentes olhares e abordagens.  

Em cartaz até 7/1/2018 

Musée des Arts décoratifs, Paris

LONDRES

DIANA, HER FASHION STORY

A evolução do estilo da princesa Diana é o fio condutor da exposição, que exibe desde os românticos modelos usados em suas primeiras aparições públicas até peças icônicas como o vestido de veludo azul-marinho que usou ao dançar com John Travolta na Casa Branca.

Em cartaz até 28/2/2018

Kensington Palace, Londres

BALENCIAGA, SHAPING FASHION

A mostra examina o trabalho e legado de Cristóbal Balenciaga, couturier que foi imortalizado por sua habilidade singular de compor volume e forma. Mais de 100 peças em exposição recontam o legado deixado por Balenciaga e os estilistas que o sucederam na casa, seguindo sua tradição em inovar e surpreender.

Em cartaz até 18/2/2018

Victoria and Albert Museum, Londres
 

NOVA YORK

VOLEZ, VOGUEZ, VOYAGEZ - LOUIS VUITTON

Com curadoria de Olivier Saillard, um dos mais respeitados historiadores de arte, a exposição reconta a trajetória Louis Vuitton desde sua fundação em 1854. Destaque para icônico baú da marca e suas engenhosas edições especiais, que ajuda a recontar a jornada da Maison.

O último ambiente da exposição é dedicado aos laços da casa com os Estados Unidos e revela célebres vestidos usados nos red carpets americanos por amigas da marca.

Em cartaz até 7/1/2018

American Stock Exchange Building

ITEMS: IS FASHION MODERN?

Peças e acessórios que tiveram impacto no consumo de moda durante os dois últimos séculos são gancho para a reflexão sobre o valor que atribuímos a esses itens.

O destaque é para os objetos, e não para os estilistas, e a mostra considera a relação entre moda e funcionalidade, cultura, estética, política, identidade, economia e tecnologia.

Em cartaz até 28/1/2018 

MoMA, Nova Iorque

posts relacionados

posts recomendados