O futuro está logo ali: a primeira casa impressa em 3D no mundo
Cultura

O futuro está logo ali: a primeira casa impressa em 3D no mundo

As impressionantes imagens conceituais revelaram uma ideia de como serão as moradias no futuro
Reading time 2 minutes

O projeto idealizado pela Urban Studio of Architecture WATG está chegando cada vez mais próximo da realidade. Completando testes estruturais para a primeira casa impressa “de forma livre” do mundo que tem data prevista para o início de 2019.

A construção que será inaugurada em Chattanooga, Tennessee (EUA), foi nomeada de “Curve Appeal” por conta da mistura de ângulos curvos e janelas envidraçadas.

Tudo começou em 2016 em uma competição com 1.300 inscritos entre arquitetos, designers, engenheiros. A ganhadora WATG recebeu o primeiro prêmio Freeform Home Design Challenge e um valor em dinheiro de US $ 8.000 (£ 5.700) para tornar seus planos uma realidade.

O design inspira-se no programa Case Study House desenvolvido entre 1945 e 1966.

A estrutura será feita a partir de 28 painéis, que serão impressos em 3D fora do local para depois serem encaixados criando duas paredes externas, um telhado e um núcleo interno.

 

Em um comunicado por escrito, um porta-voz da WATG disse:

“Empregando muitos dos mesmos princípios do design moderno, o Curve Appeal é o próximo passo evolucionário, borrando a linha entre o interior e o exterior"

 

"É importante que a arquitetura e o ambiente trabalhem juntos de maneira harmoniosa".

 

"O local escolhido fica a poucos passos do rio Tennessee, em uma bela área ensolarada e arborizada.

Isso permite que a casa se misture perfeitamente ao ambiente, ao mesmo tempo em que é naturalmente sombreada e protegida da radiação solar".

 

"A WATG está atualmente produzindo desenhos de projeto detalhados e trabalhando em colaboração com a cidade de Chattanooga para garantir que o projeto esteja avançando de acordo com o cronograma pretendido".

 

 

posts relacionados

posts recomendados