Cultura

Um colégio de conto de fadas

Com mais de 125 anos, o Institut auf dem Rosenberg, na Suíça, é um colégio interno que parece saído de um conto. Tem bailes, aulas de esportes na neve e educação de primeira.
Reading time 8 minutes

Em St. Gellen, na Suíça, um dos colégios mais antigos do mundo parece saído diretamente de um conto de fadas. É o  Institut auf dem Rosenberg, que há mais de 125 ensina meninos e meninas em regime interno. Lá, os alunos recebem uma orientação acadêmica própria, com uma equipe de profissionais treinada para o aconselhamento universitário, além de poderem disfrutar de diversas atividades extracurriculares. 

 

Os bailes anuais, em que os alunos vestem trajes de gala e dançam durante toda a noite, são destaque. Assim como as viagens organizadas para os alpes durante o inverno. Nelas, estudos dividem espaço com aulas de esportes radicais na neve, como esqui e snowboard.

 

Abaixo, você confere mais fotos do Instituto e uma entrevista exclusiva que fizemos com Bernhard O. A. Gademann, responsável pelo colégio e representante da quarta geração da família fundadora. 

 

/

Como é a seleção para um aluno novo entrar na escola?

Os candidatos fornecem o histórico das notas escolares, referências de professores, bem como uma carta de motivação como parte do processo de candidatura. Com base nessas informações, eles podem ser convidados para uma entrevista e para responder aos nossos testes de entrada em matemática e Inglês. É possível fazer  os testes e entrevistas em seu país de origem via Skype. Os candidatos bem sucedidos têm uma sólida formação acadêmica, fortes habilidades sociais e a motivação para fazer algo extraordinário  em suas vidas.

 

Como é o dia de um aluno no instituto? As pessoas têm curiosidade em saber como funciona um colégio interno....

Um dia típico começa com aulas após o café da manhã. Em seguida, os alunos fazem pausa para o almoço e tem mais algumas aulas na parte da tarde. Em dias regulares, a maioria dos alunos terminam as aulas por volta das 15h. Depois disso, eles têm tempo para esportes (há uma vasta oferta de mais de 20 atividades, incluindo esgrima, escalada, futebol, natação, tênis, etc) e oportunidades de socializar com os amigos. Após o jantar, os alunos têm tempo para estudo e participação em cursos extracurriculares que a escola oferece, como: falando em público, mídias digitais, ciência e tecnologia e empreendedorismo empresarial.

 

Vocês são muito rigorosos quanto à educação e etiqueta?

Gosto de dizer que não somos rígidos, mas consequentes. As regras da nossa escola, o Código Rosenberg, é uma estrutura projetada para incentivar crianças e jovens adultos a assumir responsabilidade por eles mesmos. O bom comportamento é recompensado com privilégios tais como tempo permitindo ir para a cama mais tarde, enquanto o mau comportamento é sancionado através de consequências que se relacionam com a ofensa real. Queremos tratar todos os alunos de forma justa e dar-lhes uma compreensão de que eles são os mestres de suas próprias vidas. A tradição desempenha um papel importante em uma escola que tem 128 anos de idade, mas eu quero assegurar de que nós revisamos quais tradições são  importantes de serem  preservadas  por terem valor perpétuo e mudamos as tradições que estão desatualizadas.

 

 O ensino é semelhante ao de outras escolas? As matérias são as mesmas?

No coração da nossa filosofia está o conceito de educação individual. Já meu bisavô era considerado um pioneiro neste campo. Devemos respeitar que todos têm diferentes talentos, interesses, pontos fortes e fracos. Alguns aprendem melhor em grupos, outros prosperam quando trabalham em um projeto por conta própria. Nossos professores trabalham com cada aluno aplicando métodos diferentes para garantir que maximizem seu potencial. Os assuntos escolares são os mesmos que você encontrará em muitas outras escolas superiores. A diferença é que temos mais flexibilidade na produção de programas feitos sob medida em preparação para as aplicações universitárias dos estudantes e além.

 

Você pode nos contar um pouco sobre os bailes?

O baile é o destaque social do nosso calendário escolar anual. Os alunos preparam um baile fantástico para seus pais e proporcionam aos nossos alunos a oportunidade de mostrar seus talentos, conquistas e habilidades, adquiridos ao longo do ano letivo, a uma grande audiência internacional. É uma grande oportunidade para praticar o trabalho em equipe, bem como o empreendedorismo. Os pais viajam de todo o mundo para desfrutar de um fim de semana com suas famílias e conhecer os pais dos amigos de seus filhos.

 

Você poderia nos contar sobre algum aluno famoso que já passou pela escola? Ou filhos de famosos...

Rosenberg forneceu educação aos estudantes de todos os tipos de antecedentes incluindo principais empresários bem como famílias reais e imperiais. Estamos muito orgulhosos de nossos graduados que produziram conquistas notáveis e lideram algumas das organizações mais influentes do mundo, são formadores de opinião no mundo da moda e das artes, bem como ciência e política. No entanto, a privacidade é um aspecto importante do nosso trabalho e, portanto, como uma regra, nunca confirmamos os nomes de alunos atuais ou antigos e nossos pais valorizam isso altamente. A única exceção é Mario Molina, vencedor do Prêmio Nobel de Química, como inspiração para nossos alunos.

 

Qual é a mensalidade do instituto?

Nós dizemos aos pais para esperar um custo anual de CHF 120.000 por ano, que inclui a maioria das taxas, com exceção das despesas pessoais.

 

Para você, Bernhard, o que é mais prazeroso neste trabalho?

Trabalhar com os jovens é divertido porque me força a não me levar muito a sério. Tenho o privilégio de trabalhar com uma grande equipe com quem compartilho nossa visão única de educação. O aspecto mais gratificante do meu trabalho é ver o desenvolvimento dos nossos alunos, desde o momento em que se inscrevem até o momento em que nos deixam como verdadeiros formandos da Rosenberg.

 

 Qual é o grande desafio de manter uma escola de nível tão alto no topo durante tanto tempo?

Sabemos que precisamos proporcionar uma excelente experiência educacional em cada instância e com cada criança. Fornecer consistentemente bons resultados e atenção aos detalhes é a chave para qualquer sucesso em longo prazo.

posts relacionados

posts recomendados