Gastronomia

4 receitas típicas da culinária coreana para fazer em casa

Entre especiarias e um toque picante, Coreia reserva pratos para todos os gostos.
Reading time 12 minutes
Foto: iStock

A gastronomia assume um papel importante na identidade cultural de países e regiões. A culinária de um local pode proporcionar uma experiência enriquecedora e saborosa, além de ser uma das melhores formas de conhecer e se conectar com a história, o dia a dia e os costumes de uma nação. Para quem gosta de diversificar o cardápio, experimentar comidas inusitadas, com sabores marcantes e mergulhar em uma experiência sensorial, as receitas típicas da Coreia podem ser uma excelente escolha. 

Situada no sudeste da Ásia, a Coreia foi dividida em duas porções, dando origem à Coreia do Norte e à Coreia do Sul, após a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu em 1945 e possui uma cultura marcada pela influência, principalmente da China, mas também por Japão e Estados Unidos. Os pratos coreanos são conhecidos especialmente pelo tempero, pois quase todos são apimentados, além da variedade de ingredientes, com opções que podem ser incluídas em qualquer refeição e a forte presença de vegetais e carnes bovinas. 

 

1617034919711856 istock 151529802
Foto: iStock

A culinária coreana tem pratos que fazem bem para a saúde e contribuem para o bom funcionamento do corpo, além de conquistar cada vez mais o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo e se tornar um símbolo de representatividade. Prova disso é que, em 2013, uma preparação típica de kimchi, da Coreia do Sul, foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. O kimchi é tido como a base alimentar dos coreanos, podendo fazer parte de todas as refeições e é preparado no fogão, através do cozimento e da fermentação de verduras, hortaliças e acompanhado de especiarias e frutos-do-mar. 

Preparar comidas coreanas pode parecer desafiador a princípio, mas é mais fácil do que se imagina. Além do kimchi, uma das mais tradicionais receitas, há diversas outras que podem ser feitas em casa. Também é possível fazer adaptações de acordo com o paladar e as restrições alimentares, sem comprometer o sabor e a experiência. A seguir, separamos algumas opções para se aventurar na cozinha. Confira!

Kimchi

Ingredientes: 

2 acelgas;

1 nabo branco grande cortado em fatias finas;

1 maço de cebolinha verde ou nirá picada;

2 colheres de sopa de gengibre ralado;

Sal e pimenta vermelha em pó (gochu karu) a gosto.

Corte as folhas da acelga ao meio, passe sal em ambos os lados das folhas e empilhe; depois, deixe desta forma por quatro horas. Em seguida, lave bem a acelga em água corrente para tirar todo o excesso de sal. Em um recipiente, disponha as folhas de acelga, as fatias de nabo, a pimenta e o gengibre ralado. Feche o recipiente e deixe fora da geladeira de um dia para o outro. Pode ser servido acompanhado de peixes e frutos-do-mar e temperado da forma que preferir.

1617035021512628 160096651 776401996594407 5259335341355202749 n
Foto: Reprodução/Instagram @gaming_foodie

Tteokbokki

 

O tteokbokki também é bastante popular na Coreia do Sul e consiste em uma massa de arroz (tteok) e bolinhos de peixe (eomuk) acompanhados de um molho picante, chamado caldo dashi. 

Ingredientes para fazer o tteok:

200 g de farinha de arroz;

80 ml de água.

Em uma bacia, misture os dois ingredientes, até formar uma massa homogênea. Depois, leve a massa para uma panela de vapor, como a cuscuzeira, coberta por um pano, e deixe por 20 minutos. Após o tempo necessário, amasse a massa ainda quente por cerca de 25 minutos. Em seguida, separe a massa em quatro partes, enrole cada uma para formar pequenos rolinhos e divida-os em partes de 7 cm de comprimento.

 

Ingredientes para o eomuk:

400 g de filé de peixe branco;

200 g de kani kama, camarão descascado ou lulas;

1/2 cebola pequena;

2 dentes de alho bem picadinhos;

1 colher de chá de sal;

2 colheres de chá de açúcar;

1 colher de sopa de óleo;

1/3 xícara de farinha de trigo;

1/3 xícara de amido de milho;

1 clara;

Óleo para fritar.

Coloque todos os ingredientes em um processador, até virar uma massa modelável. Enrole em bolinhas ou modele em pequenos cilindros e disponha em uma bandeja polvilhada com farinha de trigo. Aqueça uma panela com óleo e frite até ficar bem douradinho. Escorra o excesso de óleo sob uma peneira de metal ou grade.

 

Ingredientes para o caldo dashi:

500 ml de água mineral;

1 pedaço de alga kombu de 5 cm;

1 colher de café de iriko;

½ xícara de katsuobushi.

Coloque o kombu e o iriko em uma panela com água e deixe repousar por 20 minutos, pelo menos. Ligue o fogo o mínimo possível, deixando aquecer lentamente. Quando começarem a surgir bolhas, retire o kombu (pode ser utilizado em outra preparação) e acrescente o katsuobushi. Antes do ponto de fervura, desligue o fogão e deixe repousar até que todos os ingredientes assentem no fundo da panela.

 

Ingredientes para o tteokbokki:

350 g de bolos de arroz coreano (tteok);

150 g de bolos de peixe coreano (eomuk), enxaguados em água quente e cortados em pedaços pequenos;

2 xícaras de caldo de dashi;

60 g de cebola em fatias.

Mergulhe o tteok em água morna por dez minutos. Retire a água e reserve. Em seguida, ferva o caldo de dashi em uma panela rasa em fogo médio, dissolva o molho mexendo com uma espátula e reserve. Em uma frigideira, coloque o tteok, o eomuk, a pasta de pimenta (gochujang), a pimenta em flocos (gochugaru), o alho, o açúcar mascavo, o molho de soja e o caldo de dashi. Dissolva bem todos os ingredientes. Quando ferver, abaixe para fogo médio e cozinhe por mais cinco minutos. Para finalizar, adicione o gergelim torrado, o óleo de gergelim e a cebolinha picada.

 

1617035169051691 117291557 940087526507509 7431819812746634614 n
Foto: Reprodução/Instagram @bamboooyah

Hoddeok

Hoddeok é uma panqueca doce e crocante, mas macia por dentro, e um prato comum no dia a dia dos coreanos.

Ingredientes:

125 ml de água morna;

20 g de açúcar cristal;

1,5 g de sal refinado;

5 g de fermento biológico seco instantâneo;

15 ml de óleo vegetal;

175 g de farinha de trigo para modelar;

50 g de açúcar mascavo;

30 g de mix de castanha, nozes, amêndoas e castanha-do-pará;

Canela em pó.

Em um recipiente, misture a água, o açúcar cristal e o sal. Mexa até dissolver. Em seguida, acrescente o fermento biológico seco, misturando bem. Depois de dissolvido, junte o óleo. Misture bem a farinha de trigo com a espátula ou com as mãos. Feito isso, cubra com plástico-filme e deixe fermentar por, em média, uma hora, ou até dobrar de volume. Em uma tigela separada, misture o açúcar mascavo, a canela e as nozes. Com a massa crescida, amasse para remover o excesso de gás. Separe em quatro pedaços, abra na forma de um disco (igual a uma minipizza) e no centro coloque uma colher de sopa da mistura de açúcar. Feche a massa juntando as bordas ao centro, com cuidado para não deixar o recheio escapar. Em uma frigideira antiaderente, acrescente um fio de óleo generoso e aqueça. Coloque o bolinho e frite por 45 a 60 segundos, e então comece a achatar o bolinho com as costas de uma espumadeira. Continue a cozinhar por mais 30 a 40 segundos, até ficar bem dourado dos dois lados. Abaixe o fogo e tampe por mais 50 segundos. 

 

1617035257873167 101434841 1957702524354559 4430759531548165358 n
Foto: Reprodução/Instagram @gina.chong

Bibimbap

O bibimbap, também chamado de risoto coreano, tem como base arroz branco, vegetais e frango servidos em um bowl. 

 

Ingredientes:

3 dentes de alho picados e separados;

2 colheres de chá de gengibre fresco picado;

2 cebolinhas finamente picadas, mais 1 punhado picado maior para servir;

¼ xícara de molho shoyu;

4 colheres de sopa, mais 2 colheres de chá de óleo de gergelim separadas;

1 colher de sopa de sakê mirin;

1 colher de sopa de açúcar mascavo;

450 g de coxas de frango sem pele e sem osso, fatiadas em tiras de, aproximadamente, 1 cm;

4 xícaras de espinafre fresco;

2 cenouras grandes cortadas em tiras;

225 g de cogumelos shitake sem talos finamente fatiados;

1 colher de sopa de manteiga sem sal;

2 ovos grandes;

Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

 

Para servir:

Arroz para sushi cozido;

Kimchi de repolho (conserva coreana);

Pepino japonês finamente fatiado.

 

Em um prato raso, junte 2 dentes de alho, o gengibre, 2 cebolinhas picadas bem finas, o molho shoyu, 2 colheres de sopa de óleo de gergelim, o mirin e o açúcar mascavo e misture bem. Em seguida, passe o frango na mistura para que fique bem coberto. Depois cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por 30 minutos. Em seguida, ferva uma panela grande de água em fogo alto e tempere generosamente com sal. Prepare um banho de gelo em uma tigela grande. Na sequência, escalde o espinafre na água fervente por 30 segundos e depois transfira para o banho de gelo, para dar um choque térmico, e escorra. Por fim, coloque o espinafre em uma tigela pequena e tempere com 1 colher de chá de óleo de gergelim, sal e pimenta. 

 

Em uma frigideira média, aqueça 1 colher de chá de óleo de gergelim em fogo médio. Acrescente as cenouras e cozinhe até ficarem macias, por dois a três minutos. Remova da frigideira, tempere com sal e reserve. Na mesma frigideira, aqueça mais uma vez 1 colher de sopa de óleo de gergelim em fogo médio e acrescente o dente de alho restante e frite por 30 segundos, até soltar o aroma. Acrescente os cogumelos e cozinhe, mexendo frequentemente até ficarem macios, por, aproximadamente, dois minutos. Tempere com sal, tire da frigideira e reserve. Ainda no mesmo recipiente, aqueça a colher de sopa restante de óleo de gergelim em fogo médio. Acrescente o frango marinado e salteie, mexendo até que fique bem cozido, por, pelo menos, cinco minutos. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e derreta a manteiga. Assim que a espuma diminuir, quebre os ovos na frigideira e frite até que as claras fiquem com aspecto firme e douradas nas bordas, e as gemas ainda estejam cremosas ou no ponto que desejar.

 

Para montar as tigelas de bibimbap, cubra o arroz com o frango, o kimchi, as cebolinhas picadas em tamanho maior, a cenoura, o espinafre, o cogumelo, o pepino, os ovos fritos e sirva. 

 

1617035370689604 161249465 4427969770552430 6736509842384429046 n
Foto: Reprodução/Instagram @ellacartefood

Tags

coreia
gastronomia
food
comida-coreana
gastronomia-asiatica

posts relacionados

posts recomendados