Hommes

6 livros que todo homem moderno precisa ler

Selecionamos algumas obras literárias para fazerem parte da sua lista de leitura.
Reading time 4 minutes

Vivemos sufocados na loucura do cotidiano, mas é necessário sempre estarmos atentos em expandir nossos conhecimentos, experiências e cultura. Para isso é fundamental ter boas obras literárias na cabeceira da cama – sejam elas romances, tratados filosóficos, contos, memórias ou dramas. Nesta lista, reunimos 5 livros imperdíveis para o homem contemporâneo. Eles ajudarão você a refletir sobre a vida, as pessoas que o rodeiam e conceitos como influência, amizade e coragem...

Vamos conferir?

1. ON THE ROAD – Jack Kerouac

Desde que saiu, em 1957, “On the road” encantou com as histórias reais de Kerouac sobre dois amigos acumulando experiências em viagens de mochileiros, cruzando estradas americanas e mexicanas de carona ou em carros de quinta mão. O despertar foi tão grande que a noção de que liberdade é rasgar a Rota 66 virou um clichê de filmes e comerciais de TV. As rodovias mudaram, os mochileiros também e a inocência do próprio Kerouac é irrecuperável. Mas segue atemporal o princípio sugerido pelo livro: buscar a vida por aí em vez de esperá-la empacotada, sentado em um sofá.

1551884530731092 livro1

2. NA NATUREZA SELVAGEM – Jon Krakauer

Por que um cara de família rica chuta tudo para o alto, some do mapa, troca de nome, roda de cidade em cidade encarando subempregos temporários? E por que ele vai parar nas regiões mais desertas do congelado Alasca, sobrevivendo apenas do que a natureza lhe oferecia, até morrer faminto e ferido? Se os humanos apenas seguissem roteiros pré-determinados, seria inconcebível alguém fazer isso. Mas a coragem que o americano Chris McCandless teve de embarcar nessa aventura é um enigma que nos desafia. E que o jornalista John Krakauer procurou explicar nessa obra. Ele também fez outro bom livro com aventureiros radicais: “No ar rarefeito”, reportagem sobre alpinistas.

1551884790137352 livro2

3. A LUTA – Norman Mailer

Uma vitória – esportiva ou não – requer superação, inteligência e jogo de cintura. E o grande escritor Mailer se dedicou a contar como Muhammad Ali usou tudo isso para recuperar o título mundial dos pesos-pesados na histórica luta contra George Foreman no Zaire (atual Congo) em 1974. Contra os que temiam que ele apanhasse tanto a ponto de sair morto do ringue, o veterano Ali montou uma estratégia para minar a força bruta do oponente até nocauteá-lo no momento certo. Uma lição que vai muito além do boxe.

1551885004349152 livro3

4. O CORAÇÃO DAS TREVAS – Joseph Conrad

“O horror, o horror”. A frase-chave do relato sobre a busca a um colonizador europeu supostamente enlouquecido que sumiu no meio da África. Uma aventura que nada explica, apenas sugere. E forma um enigma que merece o esforço para ser entendido. Porque a vida também não é fácil de decifrar.

1551885210476349 livro4

5. FEBRE DE BOLA – Nick Hornby

Não importa qual o seu time. Nada retrata melhor a relação dos homens com o futebol que esse livro do inglês Hornby, em que ele revê suas décadas de relacionamento profundo com o Arsenal de Londres. As felicidades das vitórias, a frustração quando o time está em fase ruim, a tristeza das grandes derrotas, a empolgação do torcedor adolescente, o amadurecimento do torcedor adulto.

1551885270563844 livro5

6. KIND OF BLUE – A HISTÓRIA DA OBRA-PRIMA DE MILES DAVIS – Ashley Kahn

Gênio do jazz, Miles Davis nunca se acomodou. Odiava repetir o que já fizera antes. E enriqueceu seu talento com informações de várias áreas. Por exemplo, pinturas tradicionais japonesas ajudaram-no a fazer seu melhor disco, como conta esse livro. Miles mostra que é fundamental não ser bitolado para alcançar a excelência no que se faz.

1551885441040296 livro6

posts relacionados

posts recomendados