Hommes

Imagens mostram Marte em alta definição! Confira

As imagens também auxiliarão os cientistas na definição de quais rochas terão amostras coletadas para envio à Terra em missões futuras
Reading time 3 minutes

Desde seu último pouso em 21 de fevereiro em Marte, o rover Perseverance envia fotos e vídeos incríveis do planeta vermelho. Equipado com a Mastcam-Z, um par de câmeras coloridas com zoom, já enviou 142 imagens, compiladas pela NASA para criar um panorama em 360º do veículo de exploração espacial. 

O resultado é a vista em alta definição da cratera de Jezero, um leito de lago seco de 3,9 bilhões de anos, na qual o rover procurará por sinais de vida antiga. As imagens captadas pelo Perseverance revelam características semelhantes às encontradas pelos rovers Spirit, Opportunity e Curiosity, em seus respectivos locais de pouso, conforme aponta Jim Bell, pesquisador da Mastcam-Z na Escola de Exploração Terrestre e Espacial da Universidade do Estado do Arizona.

A Mastcam-Z foi criada a partir dos aprendizados obtidos com a Mastcam do Curiosity, cujas câmeras tinham distância focal fixa, enquanto a Mastcam-Z é capaz de dar zoom. As câmeras estão ajustadas em um mastro do veículo espacial, de modo a corresponderem ao nível de visão de uma pessoa com pouco mais de 1,80m de altura. Além disso, são separadas por 9,5 polegadas a fim de permitir a visão estéreo. A visão do Perseverance é compartilhada com uma equipe de cientistas e engenheiros na Terra.

De acordo com funcionários da NASA, as imagens coloridas não devem ao que se espera de uma câmera digital HD; além do zoom, conseguem focar para capturar vídeos, fazem imagens panorâmicas e 3D, permitindo aos cientistas a análise de objetos próximos ao rover ou distantes dele. Permite-se, assim, tanto a visão de pequenos detalhes de objetos próximos ao rover, quanto dos maiores que estejam a uma distância entre 3 e 6,5 metros. 

Tais recursos são disponibilizados em prol dos objetivos gerais da missão: o entendimento da história geológica da cratera e a identificação dos tipos de rocha a serem estudadas pelos outros instrumentos do veículo. 

As imagens também auxiliarão os cientistas na definição de quais rochas terão amostras coletadas para envio à Terra em missões futuras. Mais detalhes sobre a panorâmica serão compartilhados pela equipe que trabalha no Mastcam-Z, no site e nas redes sociais da NASA.

1614530820017299 nasa1
Foto: Nasa
1614530824607045 nasa2
Foto: Nasa
1614530832329379 nasa3
Foto: Nasa
1614530841795473 nasa4
Foto: Nasa

Tags

tecnologia

posts relacionados

posts recomendados