Hommes

Luxo e tecnologia: Novo jato substitui janelas por enormes telas de led

Além da inovação no acabamento da aeronave, o jato executivo da empresa suíça é mais ecológico.
Reading time 2 minutes

Para reduzir a pegada de carbono do interior das aeronaves, a empresa de design suíça Yasava criou um novo jato executivo. O projeto conta com um foco a prevê a obtenção de matérias de produtores com responsabilidade ecológica, além da localização de alumínio reciclado de alta qualidade para substituir o uso de metal recém-extraído. De acordo com Christopher Mbanefo, fundador e CEO da Yasava, o efeito é notável: uma redução do impacto ambiental em 80%.

 

1611411176227066 jatoled1
Foto: Divulgação

A empresa ainda surpreende por um componente inteligente de alta tecnologia – telas de OLED de alta resolução substituem as janelas. Similares às telas sob o vidro dos smartphones de última geração, as telas revestem as paredes de todo o interior da aeronave, permitindo ampla variedade de acabamentos e efeitos. Com apenas um clique em um botão, o passageiro pode alternar a ambientação corporativa para um ambiente relaxante do fundo do mar. O incrível acabamento dispensa que árvores tenham de ser derrubadas para revestirem a aeronave, como ocorria anteriormente.

1611411182001155 jatoled2
Foto: Divulgação

Mbanefo e a equipe comprometem-se ainda com as tendências de carbono e lançarão plataforma vinculada a blockchain, Oxï-Zen, por meio da qual membros poderão comprar compensações relativas a sumidouros de carbono individuais, tais como uma floresta ou corpo de água específico, que não podem ser substituídos ou reutilizados. O sistema, desenvolvido em parte por pesquisa da universidade ETH Zürich, permite identificar como, quando e onde o carbono é sequestrado, para conseguir calibrar as capacidades de absorção de carbono de cada local. Enquanto ainda não se conquista a criação de um jato executivo com pegada zero de carbono, as alternativas apresentadas pela Yasava cumprem importante papel da redução dos danos causados ao meio ambiente.

Tags

tecnologia

posts relacionados

posts recomendados