Hommes

Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, morre aos 99 anos

O Príncipe do Reino Unido nasceu na Grécia em 1921 e foi casado com Elizabeth II desde 1947
Reading time 10 minutes

A realeza está de luto! Philip da Grécia e Dinamarca foi condecorado com os títulos de Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth, Barão de Greenwich e Príncipe do Reino Unido ao longo dos anos. Nasceu na Grécia em 1921 e estava casado com Elizabeth II desde 1947. Nesta sexta-feira, 9 de abril, a família real anunciou o falecimento do pai dos príncipes Charles, Edward e Andrew e da princesa Anne. 

"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo", diz o comunicado nas redes sociais da família real inglesa. Segundo o Palácio de Buckingham, Philip faleceu pacificamente na manhã desta sexta, no Castelo de Windsor. O palácio ainda não divulgou informações sobre o funeral. 

Considerado o consorte mais longevo da história da monarquia britânica, Philip se afastou dos compromissos oficiais em 2017 e fez pontuais aparições públicas desde então. O membro real esteve ao lado de Elizabeth durante os 73 anos de casado e 67 de reinado.

Apesar de quase uma vida ao lado da monarca, o Príncipe nunca se tornou Rei! Na realeza britânica, a esposa de um soberano é chamada de Rainha Consorte, mas só Reis concedem seu título para as esposas. Antes do casamento com a ainda Princesa Elizabeth, Philip teve que abandonar seus títulos de Príncipe da Dinamarca e da Grécia para virar Duque de Edimburgo. No entanto, em 1957, Elizabeth concebeu para o marido uma nova patente e fez dele um Príncipe Oficial do seu reino. 

Philip é patrono de mais de 700 instituições e foi o primeiro membro da realeza a dar entrevistas, pois acreditava nos meios de comunicação como forma de aproximar a monarquia dos cidadãos comuns. Levado ao hospital no último mês de fevereiro, o comunicado do Palácio afirmava que a internação era apenas uma medida de precaução, a conselho do médico de Sua Alteza Real. O Príncipe deixa uma marca incrível na história, seus quatro filhos Charles, Anne, Andrew e Edward, a Rainha Elizabeth com 94 anos, 8 netos e 8 bisnetos.

 

Confira momentos importantes e especiais do Príncipe Philip

1 - O Príncipe Philip nasceu no retiro de verão da Família Real Grega, na ilha de Corfu, em 10 de junho de 1921. Porém, toda sua família foi banida do país 18 meses após seu nascimento por conta de uma corte revolucionária que tomou o poder durante a Guerra Greco-Turca.

2 - Philip é bisneto da rainha Vitória! Ele é descendente direto da princesa Alice, da grã-duquesa de Hesse e de Rhine, o terceiro filho da rainha Vitória.

3 - Philip é o filho mais novo e único homem do príncipe Andrew da Grécia e da princesa Alice de Battenberg. Seu avô era um príncipe da Dinamarca que se tornou rei da Grécia.

4 - Seu avó materno, o príncipe Luís de Battenberg foi o primeiro Marquês de Milford Haven, cidade britânica que atualmente possui apenas 13 mil habitantes.

5 - Viveu durante 7 anos na França quando era menino e domina muito bem o idioma e escrita, além de ser um dos seus preferidos. 

6 - É Capitão-General da Marinha Real e Coronel de diversos regimentos estrangeiros

 

7 - Desde 1952 Philip se afastou da marinha, área que serviu inclusive na Segunda Guerra Mundial, para apoiar integralmente a esposa. 

8 - Sempre muito culto e com interesses diversos, especialmente engenharia, o Duque ajudou a criar vários prêmios para incentivar adolescentes nessa área.  

9 - Entrou para Marinha Real em 1939 como cadete de "Entrada Especial" no Britannia Royal Naval College.

10 - É condecorado como Cavaleiro das Ordens da Jarreteira e do Cardo. 

11 - Foi o primeiro membro da Família Real a ser entrevistado na televisão, em maio de 1961. Philip acreditava muito nos meios de comunicação para aproximar a realeza dos ''súditos''. 

12 - Jamais poderia ocuparia o trono britânico ou teria que esperar 562 pessoas em sua frente na linha de sucessão abdicarem ou morrem

13 - Já foi considerado pelos membros da ilha de Tanna, no sul de Vanuatu, um Deus que descende de seus ancestrais espirituais e que um dia retornará a Tanna para morar com eles e caçar porcos.

14 - Durante a sua vida pública, o Príncipe fez mais de 5000 discursos, com uma média de 8 por mês durante 58 anos. Em uma declaração polêmica afirmou ser o ‘’maior inaugurador de placas do mundo’’

15 - Realizou cerca de 22.219 compromissos oficiais e esteve na ativa desde 1952 até o último minuto do dia 2 de agosto de 2017, quando se aposentou aos 96 anos. 

16 - Em seu aniversário uma saudação de 41 canhões sempre foi disparada pela Artilharia Real da Tropa do Rei em Hyde Park.

17 - Quando Diana morreu, em 1997, Philip participou do funeral, caminhando junto a seus dois netos no cortejo fúnebre. Semanas depois, Mohamed al Fayed, pai de Doddi , namorado de Lady Di na época, afirmou que o duque havia ordenado a morte da princesa e que o acidente foi armado. A investigação sobre chegou ao fim em 2008, sem provas de que houve conspiração.

18 - Em uma carta, divulgada após a morte de Diana, Philip expressou a decepção com seu filho por causa das relações extraconjugais. Porém, fontes afirmam que ele colocou Diana em sua lista negra depois da icônica entrevista televisionada onde expos o futuro rei da Inglaterra. 

19 - Em janeiro de 2019 o Duque de Edimburgo se envolveu em um acidente de carro nas proximidades do Palácio de Sandringham e enviou uma carta pedindo desculpas para a mulher que se feriou. "Quero que saiba o quanto lamento meu papel neste acidente. Eu posso apenas imaginar que não vi o carro que vinha e estou muito arrependido pelas consequências. Fiquei um pouco abalado após o acidente, mas fiquei muito aliviado ao saber que nenhum de vocês ficou gravemente ferido", escreveu. 

20 - O Príncipe Philip e a esposa se conheceram em 1934 no casamento da Princesa Marina da Grécia e da Dinamarca e do Príncipe George, Duque de Kent.

21 - Philip e Elizabeth casaram-se apenas quatro meses depois do anuncio oficial de noivado, às 10h30 de 20 de novembro de 1947 na Abadia de Westminster com 2000 convidados. 

22 - Em 1946 Philip recebeu a permissão do rei para casar com Elizabet, mas para isso, precisou abdicar de seus títulos gregos e dinamarqueses,  se converter para o anglicanismo e se naturalizar como cidadão britânico, onde adotou o sobrenome do avô, Mountbatten.

23 - Jogou polo até 1971, competiu em corridas de carruagem e de barco. O príncipe também gostava muito de pilotar aviões, de pintar à óleo e de colecionar obras de arte. 

Tags

familia-real

posts relacionados

posts recomendados