Moda

A verdadeira história da bolsa mais desejada de sempre: a Hermès Birkin

Elegante, espaçosa, inspirada por uma das mulheres mais sensuais do século XX: e pensar que tudo começou num voo Paris-Londres...
Reading time 3 minutes

Ano 1983, voo Air France Paris-Londres. A bordo estava Monsieur Jean-Louis Dumas, presidente do grupo Hermès, e Jane Birkin , atriz e cantora com um rosto inesquecível, exercia grande influência estética como ícone de moda, comportamento e estilo.

É o destino que os coloca próximos uns dos outros: imediatamente nasce uma conversa brilhante, composta de trocas de idéias e intuições. Então, o momento crucial: a agenda de Jane cai, espalhando todas as suas anotações por toda parte. "Nenhuma bolsa é capaz de segurar todas as minhas tralhas", diz ela.

Dumas encantado com a mulher que sentava ao seu lado, foi escutando com atenção todos os detalhes que Jane dizia ser perfeitos para uma bolsa.

E então ele responde que criaria uma bolsa grande, mas ao mesmo tempo elegante.

Nasce um mito, a Birkin.

Na história da Birkin há sempre uma constante: o desejo elevado, muito alto. E, claro, para ser tão amado, você também deve ser um pouco inatingível. Perguntar-se quanto custa uma Birkin não é uma questão para todos, só porque ser um objeto de luxo tem seu preço: por outro lado, cada Birkin é feita com extremo cuidado, usando apenas materiais de alta qualidade. Sem contar a longa lista de espera: para ter uma Birkin em mãos, você tem que esperar, esperar e ainda esperar.

Sua versão mais clássica e icônica é uma cor que não tem nada de básico.

Laranja, essa é a cor que sempre caracterizou a maison da Hermès. Isso porque em 1945, Émile-Maurice Hermes, à procura de caixas beges impossíveis de serem encontradas em tempos de guerra, teve que recorrer as laranjas para embalar seus produtos. Bem, talvez não soubesse que aquela escolha aleatória e não planejada, se tornaria um símbolo em todas as suas criações.

Além da laranja, a Bolsa Hermès está disponível em várias cores e em diferentes couros: do preto ao bege, do vermelho ao rosa, do couro de avestruz ao do crocodilo.

Em 2005, um modelo de couro de crocodilo e diamante foi vendido por US $ 65.000, enquanto em 2016 o Crocodilo Birkin Nilo foi vendido por mais de 300.000 dólares, conquistando o mercado de ações mais caro do mundo.

Em 2015 Jane Birkin pediu que seu nome fosse retirado da bolsa feita de pele, mas depois aceitou as explicações e compromissos firmados pela marca em relação ao tratamento dado aos crocodilos e voltou atrás da sua decisão.

Tags

posts relacionados

posts recomendados