Moda

Conheça as artistas homenageadas nas passarelas do SPFW

Artes plásticas, fotografia e urbanismo são alguns dos meios de expressão dessas mulheres transgressoras e muito criativas.
Reading time 3 minutes

Parece que o inconsciente coletivo falou mais alto nessa temporada de São Paulo Fashion Week. O verão 2018 tem pegada artsy e feminina – do tipo para empoderar qualquer look do dia. Alguns dos maiores estilistas do país se debruçaram na obra de artistas como Sonia Delaunay e Tarsila do Amaral. A fotografia contemporânea e o paisagismo também entraram na brincadeira. Fique a seguir com nossa seleção de grifes com mood criativo:

Lenny Niemeyer 

Qual é o mistério por trás das linhas abstratas? Inspirada pelo trabalho das artistas abstracionistas Hilma af Klint e Emma Kunz, Lenny Niemeyer trouxe uma coleção de beachwear com referências à lua, ao ocultismo e ao feminismo. As pintoras faziam parte de um grupo de mulheres que pintavam escondido lá em 1850. "Acho que foi um grande pensamento coletivo sobre o que o mundo estava precisando. Chegamos a conclusão que faltava mistério, fé e espiritualidade", conta a diretora de estilo da marca Mariana Lima.

Apartamento 03

O verão da marca é inspirado no Rio de Janeiro da arquiteta-paisagista Lota de Macedo Soares (uma das responsáveis pelo Aterro do Flamengo). O desfile se iniciou colorido – terninhos e pantalonas em flúor – e terminou branco – e cheio de detalhes. O desafio do estilista Luiz Claudio foi transmitir o espírito dessa mulher transgressora para as peças – supostamente, Lota foi a primeira mulher a usar calças compridas na capital carioca. Logo, uma coleção cheia de pantalonas oversized, para se tornarem desejo da estação. Outra novidade foi o lançamento da linha de jeanswear da Apartamento, que apareceu em modelos larguinhos e ultra cool. 

Osklen 

Procurado pela família da artista Tarsila do Amaral, Oskar Metsavaht criou a partir do tecido em branco. Os quadros da pintora modernista entraram nas peças em forma de estampas e acessórios. Inspirado pelas cores e pelo mood de Tarsila, o desfile em tom de homenagem ganhou contornos fluídos em vestidos esvoaçantes e pantalonas desejo. 

Coven 

"Nossa coleção não é literal, nos inspiramos na riqueza têxtil e estética dessa 'África' para a coleção. Fazemos referência por meio das amarrações, pela estampa listrada e com o xadrez. Seguimos esse fio de linho com mistura tecnológica para uma grande fusão de olhares sobre o mesmo assunto", diz a estilista Liliane Rebehy sobre o verão de sua marca. As peças em cáqui, vermelho, azul, branco e preto são feitas em linho, ráfia sintética e tricô. A marca se inspirou em diferentes olhares estéticos sobre um grande continente, inclusive para o trabalho fotográfico da artista Jackie Nickerson. 

Iódice 

O desfile comemorativo de 30 anos da marca contou com on tema "Tropical Art" e inspiração na pintora abstrata ucraniana Sonia Delaunay. As referências gráficas foram impressas em silhuetas fluídas em tecidos como cetim de seda lavada, crepe e vinil. O mood artsy ficou ainda por conta dos acessórios: a Iódice acaba de lançar os óculos da apresentação em parceria com a Chilli Beans. 

Fotos: Agência Fotosite. 

posts relacionados

posts recomendados