Moda

Dior mostra coleção mística e feminista na Semana de Moda de Paris

Maria Grazia Chiuri se inspirou, entre outras referências, na artista Niki de Saint Phalle para o Verão 2018 da grife
Reading time 3 minutes

No já tradicional Museu Rodin, em Paris, a Dior apresentou a suas apostas para o Verão 2018, pelas mãos da diretora criativa Maria Grazia Chiuri. Se em sua primeira coleção ready-to-wear ela causou alvoroço com a camiseta "We should all be feminists" - "nós todos deveríamos ser feministas", traduzidos para o português - ela mostra nessa temporada que não parou por aí com o assunto.

A maior inspiração para o desfile foi a artista plástica francesa Niki de Saint Phalle. Revisitando os arquivos da marca, a estilista encontrou imagens da pintora e escultora feminista, que viraram referência para as suas criações desta temporada.

Assim, quem abriu o desfile foi a modelo russa Sasha Pivovarova. A calça jeans e boina que vestia foram complementadas por mais uma t-shirt que tem tudo para virar hit. Dessa vez, Maria Grazia faz uma pergunta: why there have been no great woman artists? Esse questionamento, quem fez, na verdade, foi a historiadora Linda Nochlin, nos anos 70, outra inspiração para a coleção.

O cenário era a repordução de uma das obras mais conhecidas de Niki, 'O Jardim de Tarô', um espaço na Toscana, Itália, inspirado no Parc Güell, de Gaudí, enfeitado com mosaico de mini-espelhos. Um visual incrível.

Dessa forma, o tema místico, que já acompanha a diretora criativa da grife por todo o seu trabalho, também estava presente de forma incisiva.

Nas peças, apliques de materiais em vestidos que lembravam esses mini-espelham deram um efeito lindo na passarela, tudo com um perfume dos anos 70. Do estilo multicolorido de Niki, a estilista usou referências de obras pintora e escultora, que se refletiram na coleção com bordados, texturas e estampas em minissaias, tricôs, vestidos com shape de camiseta e outros.

Outros looks ganharam os prints do bom e velho poá e do quadriculado, em versões rejuvenescidas. Os vestidos de tule, que fazem tanto sucesso entre as famosas e fashionistas, também estavam lá, com bordados e aplicações de materiais que remetiam ao trabalho da artista. O conjunto tipo pijama de lamê apareceu como uma outra boa opção de moda festa. Entre os acessórios, o destaque fica para as boinas mais uma vez, que para essa temporada, vieram acompanhadas de voilettes.

Tags

posts relacionados

posts recomendados