Moda

Peças de coleções passadas ou brechós, roupa repetida ou reciclada...

Grandes nomes como Emma Watson, Anne Heathway, Kim Kardashian e Meghan Markle aproveitam de sua influência para dar força à nova tendência na qual acreditam: moda consciente!
Reading time 7 minutes

Você já conhece o instagram de Emma Watson destinado a mostrar seus looks eco-friendly?

Viu uma foto recente de Meghan Markle com look inteiro eco-consciente?

Ou já sabia que Anne Heathway escolheu um vestido Armani Privé coleção 2006 para a divulgação de seu último filme?

Ouviu falar que Kim Kardashian marcou presença a uma premiação da moda de Los Angeles usando um Givenchy coleção 2011?

Pois bem, a intenção é ressaltar que as atitudes das estrelas consolidam uma nova tendência global cada vez mais presente: a importância dos temas moda sustentável e redução do consumo.

 

Emma Watson foi, de certo modo, vanguardista no assunto em Hollywood e deu início à sua missão em 2016, quando pela primeira vez usou um vestido inteiramente feito com garrafas PET recicladas feito pela Calvin Klein em parceria com a Eco Age (estúdio de soluções sustentáveis).

Depois disso, a atriz aproveitou suas turnês de divulgação do filme em que foi protagonista de “A Bela e a Fera” para utilizar apenas peças sustentáveis. Desta vez, para o lançamento do filme na época, ela apareceu com um Emilia Wickstead feito com tecido de resto de coleção.

Foi além e, nesta época, criou o instagram “the_press_tour” para demonstrar sua ética e responsabilidade nas escolhas de todos os looks. Desde que criou a conta, a ideia de Emma é postar seus outfits-of-the-day marcando todas as novas marcas sustentáveis com as quais ela está entusiasmada e, além disso, explicar detalhadamente o porquê de suas escolhas tanto de peças quanto dos próprios designers.

 

 

 

Fica claro que Emma tem escolhido looks eco-friendly em praticamente todas as suas aparições públicas desde que começou esse movimento e você poderá conferir suas escolhas mais recentes nas fotos da galeria abaixo.

 

Anne Heathway é a outra estrela que vem aderindo à causa. Na divulgação de seu último filme Colossal, em 2017, a estilista da estrela de Hollywood, Penny Lovell, relatou que todos os looks escolhidos para sua turnê seriam sustentáveis – e de fato foram! -. Anne só vestiu-se com peças sustentáveis, vintage ou de acervos de passarelas.

Além disso, na mesma época, a atriz postou um vídeo usando um vestido que custou U$ 20,00 comprado em um brechó para uma coletiva de imprensa, bem como declarou quando foi ao programa “Good Morning America” falar sobre o filme que estava usando um vestido de U$ 15 que comprou em um “mercado de pulga”.

Vamos acompanhar a turnê este ano de seu novo sucesso Ocean’s 8, que será lançado em Junho de 2018, para ver se a atriz pretende manter a postura pró meio-ambiente!

 

 

 

 

 

Vale também mencionar sobre a aparição da socialite Kim Kardashian com um modelo Givenchy coleção 2011 em uma premiação de moda em Los Angeles no ano passado. Ela reciclou o modelo que já havia utilizado anteriormente.

 

 

O fato é que são muitos outros os nomes de celebridades que vem apostando e tentando influenciar pessoas em todo o mundo em relação a esta tendência quase que obrigatória no mundo fashion!

Meghan Markle, por exemplo, foi mais uma (ex-)atriz que  recentemente escolheu um modelo inteiramente sustentável, não para uma premiação ou red carpet, mas durante uma visita que realizou como parte de seu novo papel de noiva do Príncipe Harry.

Meghan foi vista usando um casaco eco-consciente tipo capa da estilista Stella McCartney, em conjunto com uma calça da marca sustentável menos conhecida Huit Denim e um par de botas por Clare e David Hieatt, marca que limita sua produção a 100 pares de sapatos por semana além de garantir reparos gratuitos quando necessário.

Confira uma lista rápida com nove pontos-chave que vem inspirando quem se interessa em fazer escolhas fashion cada vez mais conscientes:

  1. Procure saber os materiais utilizados na peça. Geralmente eles estão relatados nas etiquetas, mas se não estiverem, pergunte e descobrirá.
  2. Tenha no radar marcas sustentáveis que você gosta! Já existem uma infinidade delas com modelos surpreendentes!
  3. Compre com intenção – o que você precisa, a cima do que você simplesmente quer?
  4. Faça perguntas. Não tenha medo de testar os vendedores – ou donos – das marcas sobre o processo de produção.
  5. Troque roupas! Com amigas(os), familiares e quem mais achar possível e interessante.
  6. Compre vintage! O que não falta são brechós incríveis!
  7. Alugue roupas. Considere esta uma ótima alternativa para estar sempre na moda sem gastar tanto.
  8. Mix and match, ou “misture e combine”! Pense em como usar a mesma peça de várias formas diferentes!
  9. Invista (quando e se for possível)! Às vezes é mais válido investir em uma peça mais cara que não agrediu ao planeta e durará por anos do que em quatro peças descartáveis.

Tags

posts relacionados

posts recomendados