Viagem

Cartagena, uma cidade para comer, amar e rezar!

por Patricia Brandão
09.12.2017
A cidade mais charmosa da Colômbia, recheada de bons restaurantes e muita diversão

Cartagena é sem dúvida a cidade portuária mais charmosa da Colômbia, e nossa Editor-at-Large, Patricia Brandão acabou de voltar de lá, confiram suas dicas: 

A cidade continua a ser um tesouro do século XVI, cidade encantadora, de ruas de paralelepípedos e paredes coloridas, de praças com arcadas e elegantes passeios. Quando conhecemos a cidade fica fácil de entender porque a Unesco designou a cidade amuralhada da era colonial deste porto caribenho, de Patrimônio Mundial. Bougainvilles e hibiscos escorrem das varandas das gemas arquitetônicas restauradas. Amigos, amantes, famílias e recém-casados se reúnem no antigo muro da cidade para assistir ao pôr-do-sol. O lugar mais charmoso de se hospedar é no centro histórico, entre as moradias coloniais e os extensos mosteiros. Durante séculos, a vida desta cidade foi uma longa incursão em sua própria fortuna: o ouro, uma bênção e uma maldição. 

Qualquer um que tenha lido Gabriel García Márquez estará familiarizado com a atmosfera em Cartagena: o vaporoso calor costeiro, o som da batida dos cascos dos cavalos, as mansões em ruínas, o doce som da salsa ecoando em torno dos cantos das ruas, as elaboradas histórias familiares, os segredos, as tramas, o encanto, a corrupção e a sensualidade. Até os vendedores ambulantes tem seu charme, vendendo suco de manga, charutos e chapéus. As altas portas com aldravas com o tamanho das balas de canhão se abrem para oferecer vislumbres de pátios com fontes e palmeiras. Igrejas, cercadas de ouro e estátuas, navegam como galões acima dos telhados de azulejos. Durante as tardes quentes todos se escondem, atrás de persianas, na sombra fresca, mas quando a noite chega, a cidade se alegra, todos vão para as ruas.

Cartagena - Cidade Histórica.jpg
Ruas de Cartagena

Quem procura música, o Café Havana é o bar da salsa que você sempre sonhou e nunca pensou em encontrar. Criado na década de 30, hoje ele é um misto de funky, retro e vintage. As paredes com painéis de madeira são revestidas com velhas fotografias em preto e branco de grandes músicos. Os ventiladores de teto e as fileiras de garrafas deixam todos à vontade, enquanto os bartenders, sempre de bom humor e usando um chapéu de Panamá, preparam deliciosos Mojitos e a banda começa a tocar. A cidade transpira história, e o centro de tudo se localiza na Plaza de Bolívar, onde uma uma estátua de Simón Bolívar, o grande libertador sul-americano, se impõe entre os moradores que descansam em bancos e os turistas se divertem e comerciantes de artesanato fazem seus negócios. 

Havana Café em Cartagena.jpg
Café Havana

Para quem gosta de cultura e história uma visita ao Palácio da Inquisição é obrigatória, um interessante registro do que ocorreu por 300 anos, quando os católicos eram os violentos fanáticos fundamentalistas do mundo. Mas um Deus misericordioso vai ser encontrado na esplêndida catedral da cidade, Catedral Basílica Metropolitana de Santa Catalina de Alejandría, desenhada pelo mestre construtor Simón González. A torre atual foi desenhada pelo arquiteto francês Gastón Lelarge, resultado da remodelação no início do século XX. Ao virar da esquina da catedral, vale a visita ao Museo del Oro

Cartagena .jpg

A culinária colombiana agora rivaliza com a do Peru, em um país com todo tipo de habitat e clima, os menus estão cheios de frutas e vegetais exóticos, bem como carnes de primeira categoria e peixes do Atlântico e do Pacífico. Tudo isso com chefs jovens e cheios de gás, que voltaram para casa depois de treinar no exterior, efetuando ideias e influências. 

Anotem as dicas gastronômicasRestaurante Carmen (Calle 38 # 8-19, Calle del Santísimo), La Vitrola ( Calle de Baloco No 2-01), Vera (Calle Sargento Mayor No. 6-21), El Santíssimo (Calle Del Torno #39-76), El Gobernador (Calle Sargento Mayor # 6 – 87), Restaurante Alma (Calle de la Universidad No. 36-44), La Cevicheria (Calle Stuart 7). 

Menu Restaurante Carmen.jpg
Restaurante Carmen
Restaurante Vera.jpg
Restaurante Vera
Hotel Bastion.jpg
Hotel Bastion

Para se hospedar, não hesite, escolha um charmoso hotel dentro da Cidade Murada, minha lista dos mais charmosos, elegantes e com serviço de excelência: Bastión Luxury Hotel (Calle Sargento Mayor # 6 – 87), Casa San Augustin (Calle de la Universidad 36-44 /www.hotelcasasanagustin.comSOFITEL LEGEND SANTA CLARA (Calle del Torno. 39-29 / www.sofitel.com/cartagena ) TCHERASSI HOTEL & SPA (Calle del Sargento Mayor 6-21). 

Hotel Santa Clara Sofitel.jpg
Hotel Santa Clara Sofitel
Hotel Santa Clara.jpg
Hotel Santa Clara
Rooftop Hotel Bastion.jpg
Rooftop do Hotel Bastion

As praias urbanas em Cartagena não são boas, minha dica é alugar um barco e passar um dia visitando o arquipélago Rosario (27 pequenas ilhas) e Ilha Baru, mar calmo e águas turquesa, lugar perfeito para quem gosta da prática de Snorkel, apenas a 45 minutos da Marina Santa Cruz, onde empresas credenciadas oferecem lanchas de vários modelos e equipe treinada, a melhor é a Boat4u. Agora, só fazer as malas, com roupas bem leves, acessórios coloridas, beachwear, havaianas e muita animação!

 

Ilha Barú.jpg
Ilha Baru
Ilhas Rosário .jpg
Ilha Rosario
Teatro Heredia.jpg
Teatro Heredia
Ruas de Cartagena.jpg
Ruas de Cartagena
Artesanato em Cartagena.jpg
Artesanato em Cartagena

compartilhar

posts relacionados

posts recomendados