Wellness

4 fontes de alimentos que mantêm os hormônios em equilíbrio

Você sabia que sua dieta afeta seus hormônios? Aqui estão 4 fontes de alimentos que ajudarão você a manter seus hormônios sob controle
Reading time 3 minutes

Os hormônios controlam as muitas funções do corpo, como humor, energia, sono, metabolismo, comportamento social, sistema imunológico e inflamação. Portanto, manter os hormônios em equilíbrio é essencial não apenas para a saúde e reprodução sexual, mas para quase todas as funções do corpo. A Sociedade Endócrina diz que diabetes, perda de peso, infertilidade, ossos fracos e outros problemas de saúde podem se manifestar quando os hormônios ficam fora de controle.

Se você tiver dificuldades em perder peso, sofrer períodos irregulares, problemas para dormir ou se tiver sintomas como acne sem sentido, consulte imediatamente seu médico e verifique seus níveis hormonais. Lembre-se de que apenas um especialista pode fornecer as orientações mais precisas.

Existem várias maneiras de manter os hormônios em equilíbrio e controle. Está entre os mais conhecidos por praticar suicídios, ioga para reduzir o estresse ou tentar dormir mais usando a meditação. Você sabia que o alimento que você consome também altera seu equilíbrio hormonal? Especialistas destacam a necessidade de seguir uma dieta saudável e equilibrada para manter os hormônios em equilíbrio. Então, vejamos quais alimentos podemos usar para manter nossos hormônios sob controle.

 

 

Bons carboidratos

Os hormônios precisam de carboidratos para manter o equilíbrio. Especialistas dizem que grãos, vegetais e frutas não processados ou subprocessados estão entre "bons carboidratos de carboidratos e se beneficiarão positivamente do equilíbrio hormonal se consumidos em quantidade controlada."

(Brócolis, cenoura, banana, feijão, aveia, kinoa, nozes, amêndoas, avelãs)

 

 

Vegetais verdes folhosos e vegetais de raiz

Alisa Vitti, nutricionista funcional, autora e fundadora do Flo Living Hormon Center, aumenta o consumo de vegetais de folhas verdes, como brócolis, couve preta, espinafre e vegetais de raiz muito ricos em vitaminas do complexo B, C e beta-caroteno e minerais. Sabe-se que a cenoura, o aipo, a cebola, a beterraba, o gengibre e o rabanete que possuem um conteúdo antioxidante têm altos valores de potássio, fósforo, magnésio e ferro.

 

 

Probióticos e prebióticos

Hormônios instáveis podem afetar a barreira intestinal e o microbioma e causar problemas de inflamação descontrolados. Consumir alimentos probióticos fermentados, como iogurte e chucrute, e alimentos prebióticos, como banana, aspargos e cogumelos shiitake, proporcionam o equilíbrio do intestino e dos hormônios.

 

 

Óleos Saudáveis

O óleo de coco e o azeite não processados, bem como fontes de gordura saudáveis, como batata doce e abacate, regulam o hormônio esteróide “estrogênio oyn, que desempenha um papel importante no ciclo menstrual das mulheres.

Tags

wellness

posts relacionados

posts recomendados