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4 regras para prevenir a desidratação do cabelo

Hora de começar a cuidar melhor dos fios, principalmente na temporada mais fria do ano
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Foto: reprodução/instagram @marinaruybarbosa

Clima frio, vento, ar seco ressecam não apenas a pele, mas também os nossos cabelos. Como resultado, durante o inverno o cabelo seca, perde brilho e vitalidade e tem muita quebra e perca de volume. Kristina Lelevičienė, embaixadora do Benut Healthy Skin Institute, responde por que o cabelo precisa de umidade, o que acontece quando está faltando e quais regras devem ser lembradas quando se trata de cabelos secos.

 

Em termos simples, uma pessoa fica desidratada quando mais líquidos são excretados do corpo do que entram. Dois terços do nosso corpo são constituídos por água, o que ajuda muitas funções vitais do corpo e é essencial para a pele e o cabelo. Quando uma pessoa desidrata, o nível da água no sangue fica muito baixo, o que resulta em um desequilíbrio na quantidade de minerais, sais e açúcar no corpo.

 

Todos os dias nosso corpo drena líquidos, por isso precisamos garantir que perdemos uma certa quantidade e a substituamos por uma nova. Somente a quantidade certa de água funcionará bem e permitirá que você tenha uma pele saudável, unhas e cabelos brilhantes. Veja algumas dicas aqui abaixo:

 

A nutrição adequada também é importante para os cabelos

O cabelo, como a pele ou as unhas, é uma parte vital do corpo. Para ser saudável você precisa começar a cuidar não apenas do shampoo que usamos, mas também do que colocamos no corpo. Além de água na quantidade certa, os alimentos que são a principal fonte de todos os ingredientes essenciais do cabelo são igualmente importantes e consumidos diariamente.

 

Todo mundo já ouviu falar que precisamos beber pelo menos um litro e meio de água todos os dias, mas o fato de consumirmos muitos líquidos e de estarmos ativos, embora louvável, não é suficiente. Sem nutrição adequada o corpo não obtém todos os ingredientes necessários, portanto, se você deseja cabelos saudáveis, hidratados e brilhantes, consuma verduras e produtos ricos em ácidos graxos ômega-3 todos os dias - apenas começar a cuidar da umidade do cabelo por dentro produzirá bons resultados. 

 

Os ácidos graxos ômega-3 são ricos em peixes gordurosos (cavala, salmão), nozes e outras nozes, linhaça, abacate e soja.

 

Não se esqueça de vitaminas e minerais

Como qualquer outra parte do corpo, as vitaminas também são essenciais para o cabelo. Embora seu crescimento e umidade sejam frequentemente determinados por fatores como idade, genética ou hormônios, a quantidade ideal de nutrientes não é menos importante.

 

As vitaminas A, B, C, D e E são essenciais para o cabelo - todas elas promovem o crescimento do cabelo, ajudam a restaurar a umidade e a manter um estado saudável. É melhor tomar as vitaminas dos alimentos, mas depois do inverno, quando a quantidade de frutas e legumes frescos na dieta diminui significativamente, as vitaminas em cápsula podem ajudar a restaurar a vitalidade do cabelo mais rapidamente.

 

 

Além das vitaminas, o cabelo saudável também precisa de minerais como cobalto, cobre, iodo, ferro, zinco e silício. No caso de deficiência de zinco, o couro cabeludo seca e o cabelo começa a cair. Você obterá zinco com gérmen de trigo, ostras, arenque, carne vermelha, legumes e cereais.

 

O silício é um oligoelemento encontrado em nossa pele, cabelos e tireóide. O silício é importante para retardar o processo de envelhecimento do corpo. Após os 20 anos, as reservas de silício estão em declínio e o corpo é incapaz de produzir quantidades suficientes dele, por isso é importante obter esse micronutriente o máximo possível de alimentos (repolho, aveia, cenoura, rabanete, morango) ou suplementar. Pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou na forma líquida e é melhor usado em combinação com outros suplementos de beleza, como biotina (vitamina B7) e selênio, que fortalecem as raízes do cabelo e reduzem a perda de cabelo.

 

O cobalto será fornecido com brócolis, cobre com cereais e nozes, iodo com repolho do mar, camarão, fígado de bacalhau, caqui e trigo sarraceno e ferro com fígado, carne bovina, lentilha e espinafre.

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O calor ajuda a absorver os materiais

Alguns têm poros extremamente pequenos, dificultando a absorção dos hidratantes necessários. Vapor, água morna ou uma touca de banho simples podem ajudar a abrir os poros do couro cabeludo e absorver o essencial das ferramentas utilizadas.

 

Para melhor absorção dos produtos, óleo ou condicionador, é necessário abrir os poros - nesse caso, a touca de banho funciona melhor. 

 

Use produtos naturais

Acredita-se frequentemente que os remédios naturais não são tão eficazes. Por outro lado, produtos de alto teor químico só podem ter um efeito a curto prazo e, a longo prazo, podem desidratar e secar os cabelos.

 

Ao escolher produtos para os cabelos, recomendamos procurar aqueles que contenham o maior número possível de substâncias naturais, como aloe vera, óleo de camomila, trigo, urtiga, extratos de sálvia, etc., além de vitaminas e queratina. O cabelo seco se beneficia de ingredientes como manteiga de manga, jojoba, coco, manteiga de karité, óleos de argan e macadâmia.

Os remédios criados pelos ingredientes naturais proporcionam um efeito menos imediato, mas duradouro. Ajuda a restaurar e manter a vitalidade do cabelo, umidade, brilho e suavidade. E lembra que o xampu e o condicionador não são suficientes para cuidados com os cabelos mais intensos - pelo menos duas vezes por semana, seu cabelo deve ser mimado com o tipo de máscara que você escolher, além de lembrar de umedecer e nutrir com óleo de cabelo. Impedirá que as pontas se dividam e se ramifiquem.

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