Wellness

Você sabe porque o seu couro cabeludo coça? Descubra os motivos!

De reação a um produto capilar a doenças mais sérias, saiba como diagnosticar
Reading time 7 minutes

Você sempre coça couro cabeludo e nunca sabe exatamente o porquê? Nessa hora pode-se passar muitas coisas pela sua cabeça -além da coceira rs- e você pode até sentir que esse incômodo não vai passar nunca, mas o alívio é possível e a gente te revela isso agora!

Em primeiro lugar, para se livrar da coceira você deve descobrir a raiz do problema com ajuda de um médico. Consultamos o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, para explicar 10 razões pelas quais surge a coceira no couro cabeludo e o que pode ser feito para obter um alívio na irritação:

1605627783807815 darya ogurtsova uhncpinnzqc unsplash
Foto: Unsplash

Caspa. Se o seu couro cabeludo estiver seco e coçando e você perceber flocos no cabelo ou nas roupas, você pode ter caspa. “Caspa é o nome que vulgarmente descrevemos as escamas brancas prateadas ou amareladas que normalmente estão presentes no quadro clínico da dermatite seborreica com períodos de exacerbação com surgimento de coceira, ardência, desconforto e vermelhidão presentes no couro cabeludo e que muitas vezes acomete a pele ao redor”, diz o Dr. Lucas Fustinoni. Para obter alívio, o tricologista indica usar um xampu anticaspa e tratamentos para o couro cabeludo, como loções e shampoos à base de ácido acetilsalicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopiroxolamina, sulfato de selênio, sendo que às vezes também é indicado o uso de corticoides para o controle inflamatório na crise aguda e severa.

 

1605633878274910 photo 1601925679410 490af76c7043
Foto: Unsplash

Reação a um produto para o cabelo. Um couro cabeludo com coceira, seco e escamoso pode indicar que você precisa enxaguar melhor o xampu do cabelo. “Deixar um pouco de shampoo no couro cabeludo pode irritá-lo. Se você tiver coceira no couro cabeludo e erupção na pele, pode ser uma condição chamada dermatite alérgica de contato. Isso é comum entre as pessoas que pintam o cabelo. Frequentemente, o culpado é um ingrediente da tintura chamada para-fenilenodiamina (PPD), que é encontrada em tinturas de cabelo pretas. Você também pode ter uma alergia a um shampoo, condicionador ou outro produto que toque seu couro cabeludo. Se for esse o caso, você provavelmente terá uma erupção cutânea com coceira no couro cabeludo e em qualquer outra pele que o produto toque”, explica o médico tricologista. Para parar a coceira, você deve interromper o uso do produto que está causando a reação.

1605634362683073 photo 1600882584467 e6b267b99b1e
Foto: Unsplash

Urticária. São protuberâncias vermelhas, salientes e que coçam muito, e podem se formar em qualquer parte da pele, incluindo o couro cabeludo. “As urticárias tendem a ir e vir em poucas horas. Às vezes, as urticárias vão embora e voltam. Se a urticária vem e vai por mais de 6 semanas, é chamada de urticária crônica (de longa duração)”, diz o médico. A urticária geralmente desaparece por conta própria, mas se durar muito, o tratamento pode ajudar. Procure um médico.

1605634892364967 clarissa schreiner gkeollgh4rq unsplash
Foto: Unsplash

Piolhos. A coceira no couro cabeludo é o sintoma mais comum dos piolhos. “Se você suspeitar que os piolhos estão causando a coceira, peça a alguém para examinar atentamente seu couro cabeludo e cabelo em busca de sinais. Além do pente fino, existe remédio via oral, que é antiparasitário, e remédio de uso tópico, que ataca a membrana da célula do parasita, resultando na sua falta de mobilidade. Esse medicamento tópico é um inseticida piretroide. O ideal é associar sempre, usando a ivermectina via oral, a permetrina tópica e o pente fino. O uso de medicamento oral pode não ser feito em casos mais brandos”, afirma o médico.

Sarna. A sarna é causada por um pequeno inseto chamado ácaro da coceira humana. Se esses ácaros penetrarem no couro cabeludo, ele poderá coçar bastante. A coceira é o sintoma mais comum da sarna e pode ser tão intensa que o mantém acordado à noite. Para ter certeza de que está com sarna, você deve consultar o seu médico. “Se você tiver sarna, precisará de tratamento, que só está disponível com receita médica”, diz o médico.

 

1605634975326655 kasia serbin uxcrjttzlxw unsplash
Foto:Unsplash

Micose do couro cabeludo. Essa infecção causada por um fungo também pode afetar o couro cabeludo, em que o paciente provavelmente terá uma erupção na pele com coceira intensa. “A micose no couro cabeludo pode causar inchaços com pus, queda de cabelo e coceira intensa no couro cabeludo. O tratamento da micose no couro cabeludo requer medicação prescrita, portanto, você precisará consultar um médico”, diz o tricologista.

Psoríase do couro cabeludo. Cerca de 50% das pessoas que têm psoríase em placas apresentam um surto no couro cabeludo em algum momento. “No couro cabeludo, você pode ter manchas avermelhadas, descamação semelhante à caspa, escamas branco-prateadas e couro cabeludo seco. A psoríase do couro cabeludo frequentemente causa coceira, com coceira variando de leve a intensa. Existem muitos tratamentos para a psoríase do couro cabeludo. Algumas pessoas obtêm alívio com um xampu medicamentoso ou outro tratamento que você pode comprar sem receita médica”, diz o médico.

Dermatite atópica. Se você tem um tipo de eczema conhecido como dermatite atópica (DA), ele pode se desenvolver no couro cabeludo. “Quando isso acontece, você pode ter vermelhidão e descamação no couro cabeludo. Algumas pessoas dizem que o couro cabeludo queima, e muitas vezes o couro cabeludo coça. O tratamento da DA pode trazer alívio. Como a pele do couro cabeludo é diferente da pele de outras partes do corpo, é melhor consultar um médico para um plano de tratamento”, afirma.

 

1605641053635381 384444 950358 cabelo couro web
Foto: Divulgação

Problema nervoso. Um couro cabeludo com coceira intensa sem sinais de erupção cutânea ou outra reação cutânea pode ser um sinal de um problema nervoso. “Seu médico pode dizer que você tem neuropatia. É a palavra médica para um problema ao longo de um nervo devido a um dano, doença ou uma anormalidade no funcionamento do nervo. As doenças que podem afetar os nervos incluem herpes zoster e diabetes. Se você tiver perda de cabelo que causou cicatrizes profundas, as cicatrizes podem ter danificado seus nervos. Esse dano pode causar coceira no couro cabeludo.”

Câncer de pele. Se o câncer de pele se desenvolver no couro cabeludo, poderá coçar. É importante sempre consultar um médico para que o câncer seja descoberto de forma precoce, o que aumenta as chances de cura e a orientação correta do tratamento.

Tags

cabelos
wellnees

posts relacionados

posts recomendados