Diário de um cabelo saudável
Beleza

Diário de um cabelo saudável

Durante dois meses, vamos mostrar o dia a dia de cuidados para recuperar os fios danificados. O tratamento (totalmente natural) começa no Laces, salão de São Paulo.
Reading time 6 minutes

Todo fim de verão é a mesma coisa: cabelo seco, cheio de pontas duplas, opaco e sem vida. Quem não quer passar a tesoura, então, apela para um tratamento de choque na esperança de recuperar a vida dos fios. Eu mesma, como ex-editora de beleza, já testei de tudo. Com o tempo aprendi que não há milagre, um cabelo bonito e saudável é resultado de um dia a dia cheio de cuidados - no salão e em casa. Para provar a minha teoria e convencer você de que a mudança de rotina é a melhor coisa para obter uma cabeleira de dar inveja, vou mostrar aqui o passo a passo de um tratamento de mais ou menos dois meses - que começa no salão e continua todos os dias em casa. A reportagem será atualizada constantemente com os novos passos.

Na minha primeira visita ao Laces and Hair, em São Paulo, meus fios estavam bastante sem vida - faço luzes frequentemente, o que enfraquece a estrutura e a faz perder nutrientes. Por conta disso, fiz alguns procedimentos mais potentes para depois continuar o processo em casa. O primeiro passo é responder um questionário para entender quais são as suas necessidades. A partir daí, a proprietária do salão Cris Dios indica o que vem a seguir. No meu caso, velaterapia, bordado, detox do couro cabeludo e nutriçãocom aminoácidos.

 

A veltarerapia cauteriza o fio para que ele deixe de perder nutrientes e consiga absorver melhor as substâncias que virão a seguir. A vela usada para "queimar" os fios (sim, rola fogo no cabelo!!!) é enriquecida com óleos essenciais que já começam a devolver o brilho dos dios.

Velaterapia

O passo seguinte é o bordado. Uma técnica em que todas as pontinhas duplas e quebradiças são cortadas fora - o cabelo não perde comprimento. A sensação que rola depois é de leveza, como se as impurezas tivessem ido embora. 

Bordado

O terceiro passo é cuidar da raiz. Primeiro, uma substância que limpa o couro cabeludo é aplicada para depois um mecanismo fazer a sucção de todas as impurezas - elas são responsáveis por produzir uma oleosidade ruim e atrapalhar o crescimento do fio.

 

Detox do couro cabeludo

Por último, é hora de levar e aplicar uma máscara nutritiva de aminoácidos. A substância é responsável pela massa e força dos fios. O ideal é que, pelo menos duas vezes por semana, o produto seja reaplicado para ir devolvendo os nutrientes perdidos.

Antes de ir embora, ganhei um calendário com os processos que devo fazer em casa e com as datas em que devo voltar ao salão para a manutenção. Os próximos passos serão mostrados aqui.

Abaixo, você confere como ficou o meu cabelo após os tratamentos feitos no salão e mais uma série de dicas para cuidar da cabeleira no dia a dia.

 

 

Dicas para melhorar a saúde do cabelo

Dilua o xampu e o condicionador em duas partes da água antes de aplicá-los - isso vai impedir que os resíduos se acumulem no couro cabeludo e gerem oleosidade.

Nunca passe o condicionador da altura das orelhas para cima.

Quando terminar a lavagem, dê um banho rápido de água mineral na raiz e nos fios, isso vai fechar as cutículas e impedir a perda de nutrientes - além de dar brilho extra!

Quando for à academia ou à praia use algum leave in nos fios para evitar que eles se quebrem ou fiquem muito danificados - usar esses momentos para aplicar uma máscara de hidratação é um ótimo truque.

Evite usar o secador muito perto do cabelo, isso vai detoná-lo. Durante o processo, o fio chega a perder 30% de sua água. O melhor é usar o aparelho a mais ou menos 30 cm de distância, em velocidade alta e temperatura média.

Sempre que for utilizar qualquer aparelho modelador aplique o protetor térmico.

Evite descolorir os fios que já sofreram processo químico. Quem faz luzes, deve retocar só a raiz crescida, por exemplo.

 

 

Quase um mês depois, é hora de contar sobre a evolução dos meus cabelos. O que vale dizer:

 

- tenho usado uma máscara nutriente uma vez por semana.

- passei a diluir o xampu durante as lavagens.

- deixei de usar secador de cabelos (sim!).

- tenho aplicado leave-in sempre após as lavagens.

- ando evitando prender os cabelos com elásticos muito rígidos. Em casa, só uso piranhas largas, estilo essas que tem em salão.

 

Notei bastante diferença nos fios. Eles parecem menos quebradiços e fracos, realmente ganharam mais vida. Outra coisa notável é a mudança de textura. Eu nunca fui de alisar ou fazer escova após as lavagens, mas ao deixar de lado o secador percebo que ele assumiu sua textura natural, que é levemente ondulada - e estou adorando! A única coisa ruim é que minha raiz aparenta estar mais oleosa, talvez já seja hora de trocar os produtos que estou usando.

 

 

Também voltei ao salão mais uma vez.A primeira coisa que fiz foi a limpeza do couro cabeludo e confesso que fiquei chocada com a sujeira que se acumula e a gente nem percebe.

Em seguida, novamemente aplicaram uma máscara de aminoácidos. Eles devolvem a nutrição do fio, deixando-o mais vivo e com volume, e ajudam a regular o pH do cabelo. 

 

Esta semana irei refazer esses processos. A ideia é seguir assim por mais um mês para depois fazer uma reavaliação.

 

Até então, tenho gostado bastante do resultado. Me sinto menos dependente e preocupada com os fios. Abaixo, mostro como ficou o meu cabelo após a segunda visita ao salão. 

 

Logo, logo, posto mais atualizações.

 

posts relacionados

posts recomendados