Beleza

Dieta para os cabelos: o que é e como fazer

Cabelos bonitos e sedosos pedem por uma série de cuidados e nutrição equilibrada. Com sorte, essa dieta é extremamente saborosa!
Reading time 4 minutes
(Foto: Reprodução/Instagram @harryjoshhair)

Cuidar dos cabelos é uma arte! Além de passar horas em salões de beleza fazendo diversos tipos de tratamento para manter os fios saudáveis, o segredo vai muito além disso. Para se ter um efeito duradouro, os cuidados necessitam não apenas vir de fora para dentro, mas também de dentro para fora. Uma dieta rica em nutrientes é capaz de transformar o cabelo, entregando hidratação, nutrição e força aos fios. 

 

A seguir, confira diversos alimentos que você pode adicionar à sua rotina:

Peixe

A base da dieta certa para o cabelo é o ômega-3, encontrado em peixes. Peixes vermelhos como o salmão são ricos em ácidos graxos, vitamina B-12, ferro e proteína. A ausência desse tipo de peixe pode ser facilmente substituída por outros frutos do mar ou peixes do rio, que também possuem as substâncias necessárias, embora em quantidades diferentes.

 

Verduras e Legumes

Os grandes amigos da dieta saudável são também grandes aliados para os fios! As vitaminas A, C e K são necessárias para a produção de sebo, hidratando o cabelo e o couro cabeludo. Tudo isso é encontrado em espinafre, brócolis, feijão verde, aspargos e outros vegetais.

 

Produtos ricos em ferro e cálcio estimulam o crescimento do cabelo. Lentilhas, feijões e feijões são uma fonte indispensável de proteínas, zinco, ferro e biotina. Leguminosas também protegem os cabelos da fragilidade.

 

Já as cenouras são ricas em vitamina A, tendo um grande efeito na saúde do couro cabeludo.

Óleo de linhaça

Ideal para quem não come carne e peixe, ou que deseja suplementar sua dieta com ácidos graxos poli saturados como Ômega-3 e Ômega-6 e vitamina E. O óleo de linhaça pode ser adicionado ao molho para salada ou pode ser tomado antes das refeições, em quantidades pequenas como uma ou duas colheres de sopa.

Nozes

Amêndoas, castanha de caju, nozes e castanhas são ricas em zinco e selênio, elas impedem a perda de cabelo e afetam o couro cabeludo. 

 

A noz também contém o ômega-3, que fortalece e hidrata os cabelos. Ela, entretanto, são bastante calóricas, por isso é bom evitar excessos e comer no máximo 10 nozes pela manhã.

Brotos de trigo

Seu uso ajuda a manter o couro cabeludo saudável, melhora o metabolismo das células da pele e evita a perda de cabelo. Os brotos de trigo possuem uma série de benefícios por conter vitamina B7 (biotina), zinco, ácidos graxos, silício, ferro, vitaminas A e K. 

 

Se você preferir, os brotos podem ser substituídos por pão integral (com sementes e farelo, para que você receba adicionalmente vitamina E e fibra).

Carne de aves de capoeira

A carne de frango e de peru são excelentes fontes de proteínas, zinco e ferro.

Com a falta dessas substâncias, o cabelo fica fraco e quebradiço. Caso você tenha tirado a carne de sua dieta, certifique-se de receber os elementos necessários de outros produtos em quantidades suficientes.

 

Ovos

Os ovos também são ricos em biotina (B7), uma vitamina extremamente importante para a saúde dos cabelos, pele e unhas, e vitamina B12. A biotina é. Além de ser um alimento que possui diversas formas de ser consumido, saudável e incluso na maioria das dietas!

 

Laticínios

O leite, o queijo cottage, os iogurtes e o kefir são as principais fontes de cálcio, um oligoelemento responsável por cabelos saudáveis. E, é claro, os laticínios são ricos em caseína - a principal fonte de proteína. 

Tags

posts relacionados

posts recomendados