Beleza

Dormiu mal? Sua pele pode reviver com essas dicas incríveis e fáceis

Se a sua noite de sono não foi boa hoje (ou isso vem acontecendo com frequência), você pode aprender com algumas dicas para reacender a vivacidade da sua pele
Reading time 7 minutes
Foto: reprodução/IMDB

Ainda está difícil para dormir perfeitamente: o estresse e a ansiedade do momento ainda estão mexendo com o relaxamento. Se, por alguma razão, a noite passada não foi a sua noite, você fez tudo o que pôde para adormecer – meditação, um pouco de chá de camomila, leu um livro – e, no entanto, não obteve sucesso, é a sua pele que vai demonstrar isso com mais exatidão hoje.

Quando não dormimos, nosso descanso não entra no modo noturno de 'consertar'. Se isso está acontecendo com frequência, você já assumiu a expressão TATT (tired all the time – cansado o tempo todo). “Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns desses pacientes”, afirma a dermatologista Dra Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Como o resto do corpo, nossa pele repara, durante o sono, danos e inflamações que causaram estragos ao longo do dia", explica ela.

Mesmo que seu corpo tenha se ajustado a pouco descanso, ele ainda está sofrendo estresse. Esse tipo de pressão leva à inflamação em todo o sistema, aumentando a probabilidade de manchas, envelhecimento precoce e acne, diz a dermatologista. "Os hormônios do estresse também quebram o colágeno, que é uma proteína essencial para manter a pele jovem e com aparência saudável", diz ela. Agora que você já tem as más notícias, vamos às boas: existem estratégias para amenizar o problema. Consultamos médicos especialistas para ajudar nessa tarefa:

 

 

Beba muita água – Quando o despertador toca e você está bem acordado, sair da cama é sua primeira batalha difícil. A segunda tem que ser o controle de danos. E o primeiro passo é beber água: sua pele precisará disso. O onsumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para desinchar o corpo todo (e você provavelmente pode acordar com a cara inchada, portanto beba água). 

 

 

Lave o rosto com água fria – Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma a Dra Claudia.

 

 

Não esfolie ou esfregue – Quando você estiver tomando seu banho matinal e tentando se sentir mais humano, resista ao desejo de esfoliar a pele. Embora a esfoliação possa parecer agradável e deixá-lo mais alerta, isso pode agravar a pele já inflamada. Em vez disso, use água termal gelada. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica a Dra Paola Pomerantzeff.

 

 

Invista na Vitamina C – Poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral: O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno

 

 

Lembre-se do seu cosmético para área dos olhos – A área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial, com produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa. Uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras, ou cafeína para estimular a microcirculação.

 

 

Use um hidratante com ácido hialurônico – Você já deve ter ouvido falar dele. O ácido hialurônico é uma molécula presente naturalmente na nossa pele e os cremes com a substância ajudam a hidratar melhor a pele. 

 

 

Experimente uma massagem com roller ou gua sha – Se um olhar no espelho refletir bochechas, olhos e pescoço inchados, os “rollers” ou gua sha, de pedra natural, ajudam a pele do rosto e pescoço através da drenagem linfática e da ativação da circulação local. 

 

 

Faça um treino rápido – Provavelmente você não acordou exatamente na hora do trabalho, então você pode ter 10 minutinhos para um treino rápido. Quando o sono não está do seu lado, seu rosto pode parecer mais opaco, pálido ou sem vida quando a manhã passa.

Para adicionar cor às bochechas e ajudar sua mente cansada a se preparar para o dia, aumente a frequência cardíaca, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos. “Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembra-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

 

 

Tags

beleza
pele

posts relacionados

posts recomendados