Beleza

Multiplicação dos fios: descubra as novidades sobre crescimento capilar

Volume e crescimento otimizado estão entre as características mais desejadas em spas para cabelos e salões boutique.
Reading time 3 minutes

Impacto profundo 

Você é o que você come, e isso fica evidente quando o assunto é cabelo.“É normal sentir os fios mais fracos e até presenciar aumento de queda quando estamos em dietas restritivas”, explica Lucy Cossenzo, terapeuta capilar do salãoSquare by Romeu Felipe, em São Paulo. Após avaliação médica, se constatado déficit de vitaminas e minerais, suplementos são indicados para ajudar na melhora da vitalidade e no crescimento dos folículos pilosos. 

Produtos tópicos também entram na jogada com o mesmo intuito: “Olhando alémda característica genética, hereditária e familiar, existem algumas medidas a se tomar, como uso de minoxidil, finasterida, probióticos, melatonina tópica, vitaminas e alguns minerais para o fio ficar mais íntegro, denso e queratinizado”, lista Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Uma luz no fim do túnel

Aparelhos de laser a frio em clínicas e spas, que têm aplicação quase indolor, e bonés de LED, usados confortavelmente na rotina doméstica por indicação de tricologistas ou dermatologistas, também são promissores para equilibrar o couro cabeludo e dar mais vida aos fios. “Os gadgets emitem luzes visíveis e não visíveis que têm efeito bacteriostático, que melhora o processo inflamatório do couro cabeludo. Com isso, há otimização na irrigação do bulbo capilar e estímulo de crescimento”, diz Dra. Helua Mussa Gazi, dermatologista da clínica paulista Belle Santè. 

É cilada!

Porém, entre tantos artifícios, é preciso ter cuidado para não cair na promessa dos chamados “produtos bomba”, considerados por especialistas como bons em marketing e ruins em desempenho. “A maioria são shampoos que utilizam o termo ‘sem sal’ e que têm em sua composição o Nanovit-A, uma vitamina usada em animais, normalmente cavalos, e de forma injetável, para melhorar sua crina.

 

Esses shampoos não são necessariamente adequados para uso humano, podendo desencadear uma dermatite de contato e ocasionar dermatite seborreica, porque acabam deixando resíduos”, esclarece Dra. Claudia Marçal. “Além disso, muitas vezes o paciente está passando por um processo de alteração hormonal, carências nutricionais, alterações de sono, estresse, tabagismo... existem vários diagnósticos que devemos fazer para oferecer um tratamento multifuncional, orientado, customizado e baseado em evidências científicas, em vez de colocar um único produto como expectativa de tratamento”, alerta.
 

LISTA DE COMPRAS

posts relacionados

posts recomendados