Beleza

O autocuidado pode ser uma arma poderosa contra a ansiedade

Tente diminuir o ritmo dos pensamentos conflitantes com atividades cheias de prazer
Reading time 6 minutes

A ansiedade é um transtorno que está presente no cotidiano do brasileiro há bastante tempo. Somos o país mais ansioso do mundo, inclusive, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Com a diminuição do convívio social e de rotinas que eram tão marcantes, por causa da pandemia, os índices tendem a piorar.

Mas o que fazer em momentos de recolhimento inevitável?

Uma alternativa é dar carga extra aos momentos de autocuidado. Ele pode vir de uma sequência de meditações, através de aplicativos, de automassagens simples e até mesmo de uma turbinada no skincare.

1- Medite

A meditação é uma atividade democrática que tem o aval da ciência para despertar o nosso bem-estar. “Um estudo da Universidade de Toronto demonstrou que, após dois meses de prática diária de meditação com duração de 45 minutos, o indivíduo apresenta diminuição da atividade chamada "Default Mode Network" (ou sistema default). Ela é ativada em processos de pensamentos centrados em si mesmo e presos no passado e no futuro. Se o sistema default está no controle da mente, a performance de nosso cérebro é reduzida, o que significa uma velocidade e capacidade menor para agir, um estado de divagação e predominância de pensamentos de angústia, estresse e preocupação”, diz Fernando Gabas, criador do protocolo de meditação e expansão da consciência Life Matters.

Outra plataforma interessante para quem gosta de meditar e fazer exercícios de respiração, tão interessantes em tempos de ansiedade, é o aplicativo Calm. De forma gratuita, a Natura também tem um aplicativo de bem-estar.

2 - Bem-estar nos pés

Que tal fazer uma vez por semana um gostoso e relaxante escalda pés? “Ferva a água, despeje em um recipiente em que os pés fiquem submersos e coloque pedrinhas ou bolinhas de gude no fundo. Também pode adicionar óleos essências como de lavanda, eucalipto e laranja, que em contato com a água quente liberam ainda mais a fragrância”, explica Sueli Szterling, diretora do Kurma Spa, de São Paulo. Verifique se a água está bem quente, mas em uma temperatura confortável e fique por 15 minutos. Retire os pés e faça uma massagem ao passar um hidratante. 

 

3 - Para colorir

Se você quiser deixar a imaginação tomar conta, que tal colorir belas paisagens de destinos que, quanto tudo isso passar, você vai querer visitar? A The Leding Hotels of the World disponibilizou seu “Coloring Book”. O projeto tem participação da artista Dallas Shaw e pode ser baixado através deste link.

4 - Cuide da alimentação

Para manter a imunidade alta, siga uma alimentação saudável. E cozinhar é uma atividade e tanto para quem quer espantar o estresse. “Açúcar, trigo, enlatados, frituras e refrigerantes devem ser evitados. Não consuma enlatados. Opte pela versão in natura dos alimentos, sem condimentos. Substitua frituras por versões ao forno. Um peixe empanado, por exemplo, pode ser feito no forno, empanado com farinha de batata doce, de aveia ou de arroz. Opte por sucos naturais ao invés de refrigerantes também”, diz a nutróloga Nívea Bordin, da clínica Leger.

 

5 - Corpo em movimento

A personal trainer Fernanda Queiroz, uma das únicas Master Trainers da Nike no Brasil, disponibilizou gratuitamente, por 30 dias, seu aplicativo de treinos. Batizado como App Fe Queiroz, ele é indicado para as pessoas se exercitarem em casa durante a quarentena. Com séries descomplicadas e acessíveis para todos os públicos, o usuário pode escolher entre os mais variados treinos, que mudam a cada dia e têm duração máxima de 20 minutos . A ação gratuita vai até 30/04. Exercícios em dia, hormônios de bem-estar em dia.

1585857154282594
Foto: Divulgação/ Fernanda Queiroz.

6 - Automassagem

Faça movimentos com as mãos, ou rollers de quartzo, para melhorar a circulação local do rosto. Para um melhor deslizar, use, após a higienização da área, um óleo vegetal ou hidratante leve.“Sempre recomendo a realização da automassagem com o rosto limpo, fazendo movimentos circulares e de baixo para cima no pescoço, maxilar, nariz, testa e bochechas”, diz Edy Guimarães, esteticista de São Paulo que atende famosas como Rafa Brites e Gabriela Pugliesi. Dá também para fazer automassagem no couro cabeludo. Com movimento circular, passe uma escova com cerdas grossas, com delicadeza, sobre toda a cabeça. Logo após,  lave os fios, aplique máscara hidratante na extensão, deixe agir por 10 minutos e enxague. Quem disse que não dá para ter um spa em casa?

7 - Renove

A esfoliação periódica também é um ritual fácil de fazer em casa. Ele renova a pele através da retirada de células mortas. É indicada a cada 10 dias. "A receita é fácil. Você precisa de uma colher de sopa de café e duas colheres de sobremesa de mel. Aplique com as mão limpas, levemente. Deixe-a no rosto por 10 minutos, depois é só retirar com água”, diz  Natalia Nascimento, esteticista do NN Estética, do Rio de Janeiro.

8 - Aroma de paz

Use difusores ou sprays com óleos essenciais ou florais para acalmar os ânimos através da aromaterapia. Vetiver, lavanda, limão e copaíba são ótimas opções.

Confira alguns produtos para te ajudar na jornada de autocuidado:

1585865987067303 still produtos corpo 1
1 - Aplicativo Calm; 2 - Kit Blink Lab Skin Glow Rose Quartz; 3 - Óleo essencial copaíba doTerra; 4 - La Prairie Cell. Hand Cream; 5 - Manjar corporal desodorante e hidratante coco L'Occitane au Brésil. Fotos: Divulgação.
1585866062681865 still produtos face 1
1 - Nourishing Care Lip Sleeping Pack Klavuu; 2 - AminoDerme água micelar Bel Col; 3 - Shiseido Ultimune Eye; 4 - Skinvigorate Sonic Sistema de Cuidados da Pele Mary Kay; 5 - Máscaras Magic Gel Kiss NY Professional. Fotos: Divulgação.
1585866627424291 still produtos 1
1- Máscara Capilar Extrato de Mirtilo Lowell; 2 - Eu me Reconstrução - Máscara Capilar; 3 - Máscara Capilar Amend Botanic Beauty; 4 - Máscara Capilar S.O.S Reparação das Pontas L'Occitane en Provence. Fotos: Divulgação.

Tags

produtos-de-beleza
wellness

posts relacionados

posts recomendados