Cultura

Calendário Cultural 2018: tudo o que você não pode perder

Quais as apostas para a cena cultural em 2018? Batemos um papo com com Isa Castro, diretora do MIS-SP, e revelamos as exposições, filmes, livros e festivais imperdíveis em 2018. Confira!
Reading time 3 minutes

L'Officiel Brasil: Isa, na sua opinião, quais são algumas das exposições que devem chamar atenção, tanto no Brasil quanto fora, em 2018?

Isa Castro: Destaco a primeira individual de Tarsila do Amaral nos Estados Unidos. A mostra, que acaba de estrear em Chicago, conta com fotografias da Coleção Modernismo do Acervo MIS, e que em 2018 para uma temporada no MoMA, em Nova York.

Em Londres, duas mostras devem agitar a capital inglesa: uma enorme retrospectiva de Picasso que a Tate Modern está preparando e, no cenário pop, a National Portrait Gallery inaugura em junho Michael Jackson: On The Wall, em homenagem ao cantor que faria 60 anos em 2018.

L'Off: Consegue listar algum lançamento de filmes/ livros/ discos que estão entre os mais aguardados para o ano?

Isa: No cinema nacional indico Aos Teus Olhos, dirigido pela Carolina Jabor. O longa foi eleito pelo
júri da 41º Mostra Internacional de SP como melhor filme ficcional brasileiro e tem estreia prevista no circuito comercial para o primeiro semestre de 2018. O filme traz um assunto bem atual sobre os tribunais condenatórios das redes sociais.

Em shows a turnê de Chico Buarque, do álbum Caravanas, promete! E pra ficar na temática Chico Buarque, Zé Celso recebeu autorização de Chico para remontar a peça Roda Viva. A peça histórica do Oficina foi encenada pela primeira vez em 1968, quando sofreu repressão da ditadura e foi censurada.

Aguardo também a cinebiografia do Fred Mercury. Intitulado Bohemian Rhapsody, o filme reconta os anos que levaram o Queen à icônica apresentação no festival Live Aid (1985).

L'Off: Que efemérides devem agitar a cena cultural?

Isa: Em 2018 a Bossa Nova completa 60 anos. Algumas homenagens já iniciaram em 2017, mas agora devem vir muitos outros eventos de peso. 

Se Stanley Kubrick estivesse vivo completaria 90 anos em 2018. O cineasta foi homenageado pelo MIS em 2013, mas celebrações ao diretor nunca são demais.

Dois álbuns clássicos da MPB completam 40 anos em 2018: Babilônia, sexto álbum de estúdio Rita Lee e o quarto e último com a banda Tutti Frutti; e Caetano Veloso, primeiro álbum solo do cantor. Já pensou esses álbuns tocados na íntegra?  

No MIS, estamos preparando uma grande exposição que irá dissecar a história das HQs no Brasil e no mundo. Um dos personagens que provavelmente será homenageado é o Superman, que em 2018 celebra 80 anos de sua primeira publicação em uma história em quadrinhos.

L'Off: Há algum festival que mereça destaque?

Isa: O Festival Arte Serrinha é sempre uma boa pedida. Ele acontece sempre nos meses de julho no
bairro da Serrinha, em Bragança Paulista (SP). A programação inclui residências, shows, performances, palestras, teatro, cinema e exposições.

No cinema, a Berlinale (Alemanha) e Sundance (EUA) costumam trazer boa surpresas no começo do ano.

posts relacionados

posts recomendados