Cultura

Sem tabu: Lady Gaga escreve artigo sobre a luta contra o suicídio.

Ela se uniu à Organização Mundial da Saúde para levar a questão mais a sério e buscar um movimento que ajude as pessoas pelo mundo.
Reading time 2 minutes

Aberta sobre as suas lutas contra a depressão e problemas mentais, desta vez a cantora e protagonista do mais novo filme “Nasce uma Estrela” em que protagoniza um casamento com um cantor, Bradley Cooper, que passa pelos mesmos tipos de problema, decidiu escrever publicamente sobre o assunto e se engajar em um movimento a respeito de uma das grandes questões de saúdedo século.

“O suicídio é o sintoma mais extremo e visível de uma grande questão emergencial a respeito da saúde mental que o mundo está falhando em poder resolver.”

O artigo é em coautoria com Tedros Adhanom Ghebreyesus, direto geral da Organização Mundial da Saúde.

Juntos, alertam sobre um dado preocupante: 800.000 mil pessoas terão morrido se suicidando ainda este ano.

Vão além, alertando para o fato de que o silêncio ao redor do assunto é muitas vezes o motivo de tantos problemas.

1539554543408790 gaga1539554543460055 insta
1539554543514303 insta21539554543604848 insta3
Fotos: Pinterest e reprodução Instagram.

Sobre esse contexto, afirmam: “Apesar de ser um assunto conhecido e universal, temos problemas em falar sobre ele de forma aberta ou oferecer fontes e cuidado adequado. Entre famílias e comunidades, permanecemos quietos com vergonha que digam que estes com problemas mentais são menos importantes ou a culpa para os que sofrem.”

Além disso, falam sobre a importância de sabermos que “as pessoas mais novas são as mais vulneráveis... Metade dessas doenças mentais começam na idade dos 14 anos e o suicídio é a segunda causa mundialmente mais comum entre as idades de 15-29 anos.”

Eles propõem duas formas principais de combater a questão, dólares e senso: “as pesquisas demonstram que o retorno é imenso a cada dólar investido em tratamentos para ansiedade e depressão.”

Se quiser saber mais, não deixe de ler o artigo.

Tags

posts relacionados

posts recomendados