Cultura

Uau! O Rio de Janeiro é a "Capital Mundial da Arquitetura"

E o que isso significa?
Reading time 3 minutes

Os turistas e amantes de arquitetura acabam de ganhar outro motivo para visitar o Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa acaba de ser nomeada pela UNESCO a Capital Mundial da Arquitetura em 2020.

Mas o que significa exatamente?

Segundo o órgão dedicado à educação, ciência e cultura: “O Rio se torna um fórum internacional para debates a respeito dos desafios globais atuais a partir do ponto de vista da cultura, patrimônio cultural, planejamento urbano e arquitetura”.

Além disso, a cidade receberá o Congresso Internacional de Arquitetura, evento que acontece de 3 em 3 anos.

O título e “missão” dada à cidade não foi à toa, já que é reconhecida pela mistura fascinante de sua arquitetura histórica, que pode ser vista em locais cariocas marcantes como a Antiga Catedral e o Parque Lage, e diversas construções super modernas. O Museu do Amanhã de Santiago Calatrava’s é apenas um exemplo de um dos prédios neo-futuristas mais recentes e que se tornou um marco das construções atuais já que funciona de forma sustentávevel, onde eco-friendly e design convivem juntos.

Um outro ponto da cidade que se tornou marco importante é a Cidade das Artes do designer Christian de Portzamparc. Mas talvez nenhuma outra construção represente tão bem o design cada vez mais inovador do Rio quanto o símbolo de muitos cartões postais brasileiros: O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer, pai da arquitetura modernista. Com seu formato diferenciado e localização privilegiada na Baía de Guanabára o espaço se torna um dos lugares must-go quando o assunto é a paixão por uma bela arquitetura.

posts relacionados

posts recomendados