Gastronomia

Gastronomia típica: onde comer é uma viagem

Entre restaurante, hamburgueria, restobar e izakaya; as casas de comida típica enriquecem a cena gastronômica da cosmopolita São Paulo. E dá para ir do Ocidente ao Oriente em apenas alguns quilômetros - e poucas garfadas.
Reading time 3 minutes

Ibérico

Um quarteirão pacato da Rua José Maria Lisboa, Jardins, abriga o aconchegante Il Pescatore, restaurante de cozinha ibérica com ótimos peixes e frutos do mar. Com um quê mais português do que espanhol, espere boas invenções com bacalhau por ali. O polvo também é certeiro, com um ponto impecável e acompanhamento suave de batata aos murros. De sobremesa, aproveite a sericaia; doce típico do Alentejo que lembra um pouco o nosso tradicional pudim de leite.

1566849441704356 foto 1
Polvo Vinagrete, Il Pescatore. Foto: Wellington Nemeth.

Il Pescatore (Rua José Maria Lisboa, 879 - Jardins)

Grego

Na divisa da Vila Nova Conceição com Moema está o Mytho Restobar. O local possui decoração tipicamente grega, com muito branco e azul, o que faz com que a gente já fique mais relaxado ao avistá-lo por imaginar o vai e vem do Mar Mediterrâneo. As receitas gregas possuem uma pegada mais moderna ali, porém ainda bastante reconfortante. Claro que não dá para deixar de lado uma boa moussaka. A da casa vem com creme de queijo de cabra e palha de batata doce. Tem também a opção vegetariana do tão famoso prato mediterrâneo, com legumes orgânicos e creme de cogumelos.

1566849497637473 foto 2
Moussaka, Mytho Restobar. Foto: Divulgação.

Mytho Restobar (R. Diogo Jacome, 591 - Moema)

Nórdico

Com decoração entre a madeira e o metal e aconchegante espaço superior, para reuniões de grupos maiores de amigos, o Norse é uma novidade descomplicada em Pinheiros. A cozinha não é nem de perto “fit”. Espere no cardápio generosas calorias de lanches com costela desfiada ou javali. Para beber, o medieval hidromel permeia a carta deste espaço que flerta com o nórdico. 

1566849547359634 foto 3
Sanduíche de costela desfiada Thor, do Norse. Foto: Mário Rodrigues.

Norse Bar & Grill (Rua Simão Álvares, 552 - Pinheiros)

Oriente descomplicado

Izakaya é um tipo de bar japonês onde os drinques seguem como estrela, mas não muito distante encontram-se os pratos servidos com personalidade. E todo esse estilo atrai paulistanos que gostam do bom e velho happy hour. Na capital, mais precisamente na Vila Nova Conceição, o Kurâ Izakaya entra para deixar a lista desse tipo de estabelecimento mais recheada - e chique. Abrigado no mesmo endereço do extinto Clos, ele ostenta um cardápio com espetinhos de ingredientes perfumados com missô, bowls de arroz com peixes, udon reconfortante e nada de sushi ou sashimi. 

1566849592835435 foto 4
Shake Oyako Domburi, Kurâ Izakaya. Foto: Divulgação.

Kurâ Izakaya (R. Domingos Fernandes, 548 - Vila Nova Conceição)

Da terra

Voltando para os Jardins, como não falar de comida típica sem citar a nossa? A culinária brasileira é tão rica quanto o nosso abrangente território. No Tordesilhas, por exemplo, ela é exibida em um belíssimo barreado ou no bolinho de pirarucu - do sul ao norte. Mara Salles está sempre em alta como personalidade do mundo gastronômico e não é para menos! Sua casa é uma das favoritas de chefs famosos, como Jefferson Rueda, dos também magníficos A Casa do Porco e Hot Pork.

1566849626141566 foto 5
Barreado, Tordesilhas. Foto: Reprodução/Instagram Tordesilhas.

Tordesilhas (Alameda Tietê, 489 - Jardins)

posts relacionados

posts recomendados