Gastronomia

Small portions: onde comer um bom lanche em São Paulo?

Cinco locais para fugir da refeição tradicional
Reading time 5 minutes

Tem dias que estamos inspirados para curtir uma boa experiência de fine dining. Em tantos outros, o que alegra o paladar são ótimos lanches, toasts e pizzas. 

O sanduíche, segundo dados históricos, foi inventado em 1762, após um pedido de John Montagu, o Conde de Sandwich. Segundo relatos, ele passava bastante tempo jogando cartas, o que fez com que solicitasse algum tipo de alimento que pudesse comer enquanto seguia apostando. Prontamente atendido, o nobre inglês passou a consumir - e adorar - pedaços de carne entre fatias de pão. Seus amigos experimentaram e também gostaram da inovação, popularizando essa nova forma de se alimentar.

De lá pra cá muita coisa mudou. O sanduíche virou uma refeição desejada e até sofisticada. Ganhou inúmeras adaptações; como os toasts, os pães recheados e outras “pastries” deliciosas. Selecionamos algumas opções bem completas e modernas:

 

Holy Burger

1581895063046164 1 hot dog holy
Hot dog do Holy Burger. (Foto:Reprodução/Instagram)

Desde 2013 alegrando o paladar dos apaixonados por hambúrguer, o Holy, um ponto já clássico do centro, reformulou seu espaço físico e menu. Para a entrada, dadinhos de pastrami e kimchi fries despertam desejo. Entre os sanduíches, hot dog com salsicha artesanal e o Veggie, lanche com falafel e picles da casa. Para fechar com doçura, um pudim de leite servido na latinha.

 

Eugênia Bar e Café

1581895143870848 2 pic nic noturno
Picnic noturno do Eugênia, em Pinheiros. (Foto:Reprodução/Instagram)

Em um bar com alma feminina, o Eugênia, localizado no coração de Pinheiros, tem uma opção de snack combinado muito interessante. Batizado como “picnic noturno”, mescla pãezinhos de tapioca, grissinis, focaccia, queijos, compotas e azeitonas. Ele harmoniza perfeitamente com os ótimos drinques da casa.

 

Savage

1581895329705274 3 savage
Taco de ceviche, do Savage. (Foto:Reprodução/Instagram)

Para quem gosta de um lanche temático, burritos e tacos são uma ótima pedida. Com alma Tex-Mex, os do Savage, por Olivier da Costa, percorrem um caminho até que bem leve. A opção de ceviche é o destaque. A delícia só pode ser pedida por delivery, já que o restaurante tem operação apenas virtual.

 

 

Marias e Clarices

1581895524416579 4 marias e clarices
(Foto:Reprodução/Instagram)

A casa de pizzas artesanais Marias e Clarices está há pouco mais de um ano ocupando uma gostosa casa térrea na Vila Madalena. Por lá, além das delícias redondas feitas com massa fermentada com cerveja, você pode apreciar ótimas entradas e um tenro sanduíche de pernil. Para acompanhar, refrescantes sodas italianas.

 

 

Botanikafé

1581895674154342 5 botanikaf jardins avotoast p o com avocado mix de nuts e coalhada da casa com p prica raphael dib
Avotoast, do Botanikafé. (Foto: Divulgação)

Para lanches mais leves, o Botanikafé é uma ótima pedida entre cafés e brunch. Agora com unidades no Butantã (Calçadão SP) e Jardins, após um período de sucesso no Baixo Pinheiros, a casa de Vinicius Longato, Manuela Albuquerque e Felipe Scarpa segue com seus hits do menu. Eles são ótimos para agradar o paladar sem ficar com a consciência pesada, caso do delicioso toast de abacate, cuja receita eles disponibilizaram para os leitores da L’Officiel Brasil. 

 

Receita Avotoast do Botanikafé

Ingredientes:

- 1 fatia de pão de fermentação natural

- 60g abacate (1/2 unidade)

- 60g avocado (1/4 unidade)

- 5g castanha do Pará (2 unidades)

- 5g castanha de Caju (3 unidades)

- 5g amêndoas (4 unidades)

- 5g semente de girassol  (1 colher sobremesa)

- 5g semente de abóbora (1 colher sobremesa)

- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem 

- 10 ml de suco de limão 

- 1 colher (chá) de sal

- 1 colher (sopa) cheia de coalhada 

- 1/2 colher (chá) de páprica 

 

Modo de preparo:

Em uma frigideira pré-aquecida, toste o pão até ficar crocante, dourado e macio dos dois lados. Enquanto o pão esquenta, misture em um bowl ou tigela o avocado, o abacate, o limão, o azeite e o sal. Misture com um garfo até formar uma pasta imperfeita, deixando alguns pedaços. Isso dará textura ao prato. Depois vire o pão. Em uma tábua, pique grosseiramente as nuts e misture. Retire a toast da panela, passe para um prato, espalhe a mistura de abacate/avocado sobre o pão, coloque o mix de nuts por cima, adicione a coalhada separada ao lado, com um toque de páprica, e finalize tudo com azeite.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos

Tags

sao-paulo

posts relacionados

posts recomendados