Ama sabor, mas também adora pratos leves? É possível unir esses dois mundos com ótimas opções de receitas low carb. Na renovada Rua Amauri, no Itaim, o restaurante japonês Miú apresenta como entrada uma tenra robata de couve-flor, por exemplo. Aliás, pratos veggie só aumentam em popularidade nos orientais que antes eram, basicamente, focados em peixes e frutos do mar.
A delícia, saída da cozinha de Eduardo Kato (ex-Nagayama), mescla a crocância da hortaliça, feita como uma espécie de churrasco, com o sabor característico da pasta de missô em molho. O melhor: é muito fácil de reproduzir em casa.

Robata de couve-flor, por Eduardo Kato
Ingredientes:
- 1 couve-flor
- 2 xícaras de saquê seco
- Dentes de alho (a gosto)
- 1 1/2 xícara de Tahini
- 2 colheres de sopa de molho ponzu
- 1 1/2 xícara de pasta de missô
- 1/2 xícara de óleo de canola
- 1/2 xícara de óleo de gergelim
- 1 1/2 xícara de gergelim branco torrado e moído
Modo de preparo:
Reserve o gergelim e o óleo de gergelim. Misture todos os outros ingredientes em um recipiente e bata com um mixer, ou liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Logo após, adicione o óleo e o gergelim branco moído.
Modo de preparo da couve-flor:
Prepare somente a copa da couve-flor, em pedaços. Em um recipiente, reserve o óleo de canola com alho batido. Leve para a grelha os pedaços de couve-flor e pincele o óleo de canola com alho até que todos fiquem untados. Após dar o ponto de levemente queimado nas pontas de cada pedaço da couve-flor, faça em um prato uma cama de molho e coloque-os por cima. Pincele mais um pouco de molho sobre a hortaliça e finalize com gergelim torrado e moído, salpicado.
Para completar a experiência, escolha harmonizar com drinques igualmente leves. As opções alcóolicas são originais da casa, como o Meiji. O drinque leva saque, limão, um toque de angostura e espuma de lichia com wasabi. A criação é do chefe de bar Esteban Ovalle. Entre os 'softs', o Virgin Mule, versão sem álcool do aromático Moscow Mule, é incrível!