Hommes

Tecnologia! Empresa de robótica lança primeiro robô chef do mundo

Com função autolimpante, a Moley Robotic Kitchen virá pré-programada com mais de 5000 receitas.
Reading time 2 minutes

Todos aqueles que passam boa parte do tempo na cozinha sabe que cada etapa do processo de cozimento exige um gadget diferente. Para solucionar essa questão, a Moley, empresa de robótica sediada em Londres, criou um aparelho capaz de agrupar todos eles. O primeiro robô chef do mundo ainda consegue produzir mais de 5000 receitas e se limpar quando tudo já estiver pronto. 

A Moley Robotics Kitchen levou seis anos para ser desenvolvida. Trata-se de um dispositivo montado no teto, com dois braços robóticos que deslizam ao longo de um trilho. Os braços são dotados de mãos articuladas capacitadas a reproduzir os movimentos de chefs profissionais, cujas ações foram carregadas na memória do robô.

1610901142485208 robocozinha1
Foto: Reprodução @moley_robotics

A habilidade do chef robô evoluiu consideravelmente desde 2017, quando estava apto a cozinhar apenas um prato: sopa de caranguejo. Atualmente, basta selecionar, em uma tela sensível ao toque, um dos milhares de pratos pré-programados, para que o robô o execute e sirva a iguaria desejada. 

Mesmo com as consideráveis funções para as quais a Moley Robotic Kitchen está habilitada, algumas ações, tais como descascar batatas ou cortar cenouras em cubos, ainda devem ser feitas por humanos. O trabalho de preparação deve ser feito antes de se colocar os ingredientes no balcão ou na geladeira inteligente. 

1610901171287759 robocozinha2
Foto: Reprodução @moley_robotics

Para Mark Oleynik, fundador da Moley, assim como outras tecnologias inovadoras, a primeira cozinha robótica de consumo do mundo atrairá entusiastas, profissionais e pioneiros, por um preço adequado. 

No entanto, não será tão cedo que a Moley Kitchen se tornará popular. Não é possível comprar a máquina, personalizada para se integrar a cada cozinha, por menos de £ 248.000 (aproximadamente R$ 1.784.000). Enquanto a empresa não cria modelos mais acessíveis, a Moley Robotics Kitchen já serve de inspiração e é um prenúncio das cozinhas do futuro. 

1610901410649075 robocozinha3
Foto: Reprodução @moley_robotics
1610901564206355 robocozinha4
Foto: Reprodução @moley_robotics

Tags

tecnologia

posts relacionados

posts recomendados