Moda

Grandes marcas assinam acordo para uma moda mais sustentável

Nike, H&M, Burberry, Stella McCartney e Gap se uniram para tornar a moda mais ecológica
Reading time 3 minutes

A indústria da moda vive um momento histórico. Durante o Copenhagen Fashion Summit, que acontece esta semana na capital dinamarquesa, alguns dos maiores grupos fashion se uniram para encontrar soluções mais sustentáveis para o setor. 

 

Burberry, H&M, Nike, Stella McCartney e GAP encabeçam o movimento Make Fashion Circular,  iniciativa da Fundação Ellen MacArthur que pretende trazer soluções ecológicas aos problemas causados pela indústria da moda e redesenhar radicalmente o modo atual de produção, distribuição e descarte das roupas. 

 

Juntos, eles vão trazer soluções para as necessidades e expectativas da sociedade e se responsabilizarão por tirar a indústria do topo das que mais poluem no mundo. Ao todo, 16 nomes entre designers, marcas, autoridades e produtores de matérias-primas também entraram na iniciativa, que é patrocinada por outros gigantes como a Fundação C&A e a Fundação Wallmart

"Chegamos a um ponto em que fazer as coisas do modo convencional está impraticável. Por exemplo, usar animais é, na minha opinião, totalmente irrelevante e fora de moda", Stella McCartney

 

De acordo com a Fundação Ellen McArthur, hoje em dia apenas 1% das roupas são reutilizadas no mundo, isso significa que praticamente tudo que é produzido é jogado fora ou queimado. Enquanto que, nos últimos 15 anos, o período de uso das roupas diminuiu, a produção das mesmas dobrou.

 

Dentro de três anos, os participantes desenvolverão um programa de ação para transformar a produção de roupas em um ciclo fechado e a reutilizar materiais. De acordo com o programa interno da H&M, até 2030 todas as peças da marca devem ser feitas de materiais reciclados - agora este número é apenas 35%. Dentre os objetivos do acordo estão:

 

- Novos modelos de negócio que mantém as roupas em uso
- Materiais renováveis e seguros
- Soluções que transformam roupas usadas em novas roupas

Para ficar de olho! 

Tags

posts relacionados

posts recomendados