Moda

Mercado do luxo como inspiração

Empresária com formação em gestão de luxo na França, Itália e Brasil planeja, para 2021, sair de eixos óbvios do mercado de excelência brasileiro e rodar o país com uma nova metodologia para empreendedores
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(Foto: Divulgação)

Manu Berger, especialista no mercado de luxo, agora traça um caminho que, para muitos, pode ser inusitado. Ela quer desmistificar tal nicho repleto de exclusividade e fazê-lo ser um trampolim para novos negócios. Conversamos com a expert sobre sua metodologia, planos para 2021 e o novo perfil dos consumidores.

 

Revista L’Officiel: O mercado de luxo tem ferramentas que podem ser usadas por todos os nichos de consumo?
Manu Berger: Ele é um segmento com muita bagagem e tradição. Nos últimos oito anos, desde que lancei o meu portal Terapia do Luxo, nós falamos muito sobre isso. Definitivamente, galgar um posicionamento recheado de sucesso é o desejo de muitos empresários. Então, por que não tomar o aprendizado e aplicar algumas lições do mercado de luxo em suas respectivas áreas? Foi isso que me conquistou e me fez querer estudar e me aprofundar cada vez mais.

RL: Como funciona a sua metodologia para ensinar imersão em negócios, a partir do seu conhecimento em mercado de luxo?
MB: Quando comecei meu trabalho, eu gostaria de ter tido um direcionamento de alguém da forma como eu atuo hoje, como uma facilitadora para encurtar caminhos e diminuir esse processo de prospecção e desenvolvimento. Por isso, criei esse serviço completamente personalizado que é a imersão de negócios. Não existe uma receita ou um cronograma. Eu mergulho no universo do cliente, buscando qual a melhor forma de atingir o objetivo. Identifico, a partir de uma análise central, quais são as melhores estratégias a adotar, falhas a corrigir e como deveria ser aquele posicionamento para o público ideal. Todo o meu conhecimento como empresária e formação acadêmica é transportado para essa imersão como uma forma de nutrir criativamente o dia a dia do empreendedor.

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(Foto: Divulgação)

RL: Qual é o novo perfil do consumidor, para 2021 e além?
MB: A resposta não poderia ser outra: o público tem voz. Essa é a principal característica do novo perfil de consumidor -- isso graças ao poder do mundo digital. Estamos vivendo tempos de hiperconexão. Quem compra aprecia marcas que se sensibilizam com os problemas atuais, como o meio ambiente, sustentabilidade e ações sociais. As marcas que estiverem ligadas genuinamente com alguma causa, com certeza, estarão na linha de frente de predileção para esses novos consumidores.

RL: Ele se diferencia dos consumidores de tempos atrás?
MB: Completamente. O maior exemplo disso é a aceitação. Antes as tendências vinham na direção contrária, sendo “impostas” pelas marcas e empresas. O público apenas aceitava ou decidia se iria consumir aquilo ou não. Hoje essa métrica não existe mais e a força maior vem do consumidor. É o cliente final que dita essa regra hoje, a partir de vontades próprias, de muito conhecimento e informação gerada através das mídias digitais. Portanto, ele não irá apenas aceitar.

RL: Você acha que essa voz ativa do consumidor, através das redes sociais, é benéfica para novos negócios e os já estabelecidos?
MB: Eu acredito que existe uma vantagem nesse tipo de comportamento. Sem a voz do nosso consumidor, nossas estratégias eram apenas apostas. Era tentativa e acerto - ou erro. Hoje a possibilidade de desenvolver algo que será bem aceito pelo público é muito maior, uma vez que, através dessa atitude engajada, é muito mais fácil conhecer quem é seu consumidor final e criar produtos ou serviços que vão antecipar as necessidades dele.

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(Foto: Divulgação)

RL: Para finalizar, você poderia contar um pouco mais sobre os seus projetos para 2021?
MB: São muitos. Um dos meus principais projetos para 2021 é sair do eixo São Paulo – Sul e aplicar um dos meus cursos mais procurados em cidades como Salvador, Recife e Goiânia. “Como aplicar os atributos do mercado do luxo em seu negócio” vai ser uma turnê grande, em vários estados, abrangendo um público que se interessa muito por esse nicho. Além disso, a ideia é manter um cronograma com mais liberdade para que eu possa me dedicar às imersões de negócios.

Conheça Manu:

Manu Berger é graduada em Direito e trabalhou durante anos como diretora financeira de uma grande organização. Em busca de realização pessoal, se especializou no mercado de luxo em renomados centros de ensino como a Florence University of the Arts em Florença e o Instituto Français de la Mode em Paris.


Ainda na capital francesa, estudou Mercado da Moda no reconhecido Instituto Marangoni.  De volta ao Brasil, cursou Revista de Luxo pela FAAP e formou-se no MBA Gestão do Luxo.
Hoje, especialista em mercado de luxo, atua como CEO do Terapia do Luxo, um dos mais importantes portais de conteúdo sobre o universo do alto padrão da internet brasileira. Suas redes sociais e alcance digital dialogam diretamente com o público interessado nos mais diversos segmentos que compõem o mercado de luxo. Além disso, ministra cursos no e palestras sobre o segmento no Brasil  e internacionalmente.


Aliando conhecimento acadêmico, experiências práticas e muito savoir-faire, ela é a garantia de uma exposição e divulgação com classe, elegância e sofisticação. Influenciando com igual sucesso profissionais e consumidores do mercado de luxo, os clientes se certificarão do prestígio e do grau de excelência do seu negócio.


Como especialista no mercado high-end, já desenvolveu parcerias com algumas das mais importantes marcas do segmento de alto padrão que atuam no território nacional e seu livro “Entre taças de champagne e cálices de vinho” é uma das mais influentes publicações cujo tema é o mercado de luxo lançadas recentemente no Brasil, EUA.


Seu segundo título foi lançado em agosto. 7 anos de luxo em 70 artigos é uma coletânea de artigos escritos pela especialista e reunidos em um livro 100% digital e que conta o panorama do mercado com suas transformações nos últimos tempos. Um de seus mais recentes lançamentos é o serviço de imersão de negócios, um acompanhamento personalizado exclusivo para novos empreendedores que precisam de uma facilitadora para buscar posicionamento no mercado.

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