Pop culture

8 celebridades que possuem doenças incuráveis

Lady Gaga e Gigi Hadid são algumas das estrelas que têm doenças crônicas sob controle
Reading time 7 minutes
Foto: reprodução/instagram @ladygaga

Uma doença crônica é uma condição médica de longo prazo que requer tratamento e gerenciamento por um longo período de tempo, geralmente anos - às vezes nunca se chega em uma cura, apenas em um controle. Algumas delas são bem conhecidas, como artrite e diabetes, mas há muitos outros que receberam mais atenção nos últimos anos porque uma celebridade divulgou publicamente o fato. Tomemos Lady Gaga, por exemplo, que revelou há alguns anos que ela tem uma condição chamada fibromialgia. 

Embora seja responsabilidade de qualquer indivíduo o que eles querem compartilhar sobre sua saúde, não há como negar que, especialmente nas condições menos conhecidas, ter alguém falando sobre isso de forma franca e pública pode aumentar a conscientização, diminuir o estigma e ser uma força de apoio aos fãs que pode estar lutando com alguma coisa. Aqui abaixo estão algumas celebridades que falaram publicamente sobre suas condições crônicas de saúde

Gigi Hadid: Tireoidite de Hashimoto

 

Essa condição também é conhecida como tireoidite linfocítica crônica e é uma doença da tireóide que pode causar dificuldade de concentração, perda de cabelo, fadiga e ganho de peso. Gigi disse anteriormente que a doença realmente significava que ela lutava para não perder muito peso.

"Meu metabolismo realmente mudou de loucura este ano", disse ela em 2016. "Eu tenho a doença de Hashimoto. É uma doença da tireóide, e já se passaram dois anos desde que a medicação foi tomada"

Sarah Hyland: displasia renal 

 

A displasia renal é uma condição desde o nascimento em que os rins não se desenvolveram adequadamente quando o bebê estava no útero. A estrela da Modern Family disse em 2015 que "Nasci com tantos problemas de saúde que os médicos disseram à minha mãe que eu nunca teria uma vida normal."

Hyland fez um transplante de rim em 2012 aos 21 anos, doado pelo pai. Em 2017, ela ficou furiosa as pessoas que a criticaram por perder peso nas mídias sociais, dizendo que era por causa de seus problemas de saúde.

Bella Hadid: Doença de Lyme

 

A doença de Lyme é causada por uma picada de um carrapato. Quando não é detectado precocemente, pode causar sintomas duradouros, como dor nas articulações, problemas que afetam o sistema nervoso, fadiga extrema e problemas cardíacos.

A mãe de Bella, Yolanda, que também tem a doença, revelou que a filha a teve em 2015. A modelo disse  que ficou tão ruim que ela não conseguiu sair da cama por seis dias.

Halsey:  Endometriose

 

A cantora Halsey é uma das muitas mulheres que sofrem de endometriose. Falando sobre isso no Twitter, alguns anos atrás, ela compartilhou como se sentia sobre o diagnóstico: "Descobrir que eu tinha [endometriose] foi o momento mais agridoce, porque isso significava que eu não estava louca! Eu não era um 'bebê! " Eu tinha todo o direito de sentir que o mundo estava desmoronando. Mas foi aterrorizante descobrir isso. "

"Por favor, saiba que você não está sozinha", disse ela aos fãs.
 

Selena Gomez: Lúpus

 

Em 2015, Gomez revelou que havia sido diagnosticada com lúpus - uma condição auto-imune que causa erupções cutâneas, fadiga e dor nas articulações - pela qual passou por quimioterapia. As complicações do lúpus continuaram para Selena, com a necessidade de um transplante de rim, que ela recebeu da amiga Francia Raisa.

Kim Kardashian: Psoríase

 

A conscientização foi definitivamente levantada sobre a psoríase quando foi revelada em uma das mulheres mais fotografadas do mundo. Depois de inicialmente enlouquecer com a condição da pele - que faz com que manchas vermelhas  - em um antigo episódio de seu programa, ela adotou uma abordagem mais serena, dizendo que nem sequer tente encobri-lo mais.

"Estou sempre esperando uma cura, é claro, mas enquanto isso, estou aprendendo a aceitá-la como parte de quem sou", escreveu Kim em seu site.

Lady Gaga: Fibromialgia

 

A fibromialgia é uma condição que causa dor em todo o corpo, e alguém que sofre com ela também pode sentir cansaço extremo, rigidez muscular, dificuldade de concentração e problemas para dormir. A doença tende a afetar as mulheres sete vezes mais que os homens. Não existe cura, mas os sintomas podem ser aliviados com medicamentos, terapia e mudanças no estilo de vida.

Lady Gaga falou sobre sua experiência com a doença pela primeira vez em seu documentário da Netflix em 2017, Gaga: Five Foot Two. Ela também foi forçada a cancelar um show no Brasil porque foi levada ao hospital com "fortes dores".

Venus Williams: Síndrome de Sjögren

 

Apesar de ser uma estrela do tênis, Venus Williams revelou que tinha a síndrome auto-imune de Sjogren em 2011. A condição afeta as partes do corpo que produzem líquidos como lágrimas e suor, deixando frequentemente os pacientes com olhos secos, boca seca, cansaço e dores nas articulações.

A condição forçou a atleta a desistir do esporte em 2011, mas logo voltou ao esporte e foi vice-campeã em Wimbledon.
 

Tags

posts relacionados

posts recomendados