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A tal da meditação: 7 formas realmente práticas e simples de inclui-la na rotina

Esqueça a ideia de precisar estar em lugares especiais ou de precisar se preparar muito para a técnica.
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A técnica da meditação veio se tornando uma das mais respeitadas e buscadas quanto o tema é olhar para dentro, acalmar a mente e a alma, parar. E não à toa. De fato a prática é comprovadamente uma das mais eficazes no quesito saúde e bem-estar versus o stress diário do dia a dia no mundo atual. 


Pensando nisso, listamos aqui 7 dicas práticas para quem quer começar a realmente incorporá-la em sua vida cotidiana. O principal intuito aqui é de desconstruir a ideia de que para alcançar o objetivo da paz que ela proporciona, é necessário estar em lugares extremamente especiais, preparados, calmos, ou mesmo que seja fundamental uma preparação física para as posições ideais. 


Atualmente a técnica ganhou vertentes mais práticas e dinâmicas ideais para a maioria das pessoas que não tem esse "luxo" de tanta calma no dia a dia. Opções que se adequam às necessidades de uma vida corrida já existem, portanto o ideal é procurar por elas e escolher aquelas que fizerem mais sentido dentro da rotina individual.

Inspire-se para começar a fazer da sua vida mais leve:  
 

1. Coloque um alarme diário para lembrá-lo da meditação

Defina primeiro a melhor hora do dia para que possa parar e se dedicar à técnica. Uma vez que isso seja feito, a ideia é tornar um prioridade em sua vida, incorporando o momento à rotina. 


No inicio esse reforço é importante, depois, provavelmente, você começará a se lembrar sozinho. 
 

2. Reserve de 5 a 10 minutos do dia para meditar

O principal da técnica é a disponibilidade para praticá-la. De fato ela é um exercicio que requer repetição, assim como qualquer outro. Portanto decida quanto do seu tempo consegue dedicar e comece, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar que achar viável se concentrar minimamente. 

3. Aquecimento: repensar suas ações 

Uma boa maneira de iniciar o processo de meditação é se dedicando a repensar suas ações ao longo do dia a fim de analizá-las e repensá-las assimilando o que foi bom e deve permanecer e o que deve ser deixado para trás. "Como reagi aos ultimos acontecimentos? Quando reagi bem?; Quando reagi mal?; Por quê reagi assim?; Como poderia melhorar?; Como mantenho as boas reações aos fatos do dia a dia?" A ideia aqui é interiorizar as lições dos seus dias. 


Atenção, isso é um aquecimento para o restante do processo de deixar a mente livre olhar para dentro.
 

4. Focar na atenção e deixar a tensão 

Ao longo dos dias, concentre-se em estar atenta aos acontecimentos no presente, o que de fato está acontecendo, ao invés de estar tensa pensando no que poderá acontecer. Quando for fazer o aquecimento de repensar as ações, terá tudo mais claro em sua cabeça. 

5. Aproveitar a ajuda da tecnologia 

Esta é uma ótima dica para quem acha que não tem inspiração necessária para meditar sozinho. Esta não é uma boa desculpa para você, afinal já existem hoje diversos aplicativos destinados a facilitar a prática. Pesquise e escolha um para usar quando achar necessário. 

6. Atenção à respiração

Esta é a chave contínua para quem medita. O ideal seria que todos pudessem, a cada 2h, parar por 1 minuto e respirar fundo de forma consciente, ativa, presente.


Aqui vale contar com o alarme também e a ideia é prestar atenção ao ar que entra e sai do corpo, pensando em quando ele passa pelos órgãos, na sua temperatura, etc. Tudo para manter a mente concentrada no que está fazendo naquele exato momento. 
 

7. A paciência é crucial

A meditação busca alterar o ritmo do dia, portanto, não ache que vai conseguir focar, estar inspirado e preparado de inicio. Não é fácil acostumar a cabeça com momentos de serenidade quando estamos acostumados ao oposto. Fazer o melhor a cada dia e se comprometer em aperfeiçoar no seguinte é a chave. A paciência para progredir é o que te faz chegar "lá", no ponto de paz interior. Quanto  maior for a prática, mais fácil fica. 

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