Wellness

Cinco aplicativos para quem quer começar a meditar - e melhorar sua qualidade de vida

Reunimos aqui algumas dicas para você relaxar e começar a praticar em casa.
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Foto: Reprodução Instagra @gisele

A americana e neurocientista Sara Lazar, integrante da Escola de Medicina de Harvard, foi uma das primeiras cientistas a se envolver e aceitar as subjetivas reinvindicações a respeito da meditação e atenção plena e os seus diversos benefícios. Foi ela também a primeira a testá-los por meio de exames computadorizados a partir de tomógrafos. 


O que ela encontrou a surpreendeu depois de muita pesquisa? A meditação é além de um controle poderoso para o stress. Ela pode, literalmente, mudar seu cérebro. 


Em diversas entrevistas concedidas ao longo do tempo desde suas primeiras pesquisas, ela conta que sua atenção se voltou ao cérebro, a meditação e atenção plena por um motivo específico.


Ela e uma amiga estavam treinando para a maratona de Boston quando ela teve algumas lesões por esforço e procurou um fisioterapeuta que recomendou que ela parasse de correr e apenas fizesse alongamentos. Foi então que ela começou a praticar ioga como forma de fisioterapia e, percebendo que era realmente muito poderoso, que tinha benefícios reais, ficou interessada em saber como funcionava.
 

"Comecei a perceber que eu estava mais calma. Estava mais apta a lidar com situações mais difíceis. Estava mais compassiva e com o coração mais aberto, e capaz de ver as coisas pelo ponto de vista dos outros.

Pensei, talvez fosse apenas uma resposta placebo. Mas então fiz uma pesquisa bibliográfica da ciência, e vi evidências de que a meditação havia sido associada à diminuição do estresse, da depressão, ansiedade, dor e insônia, e ao aumento da qualidade de vida. A essa altura, estava fazendo meu PhD em biologia molecular. Então simplesmente resolvi mudar e comecei a fazer essa pesquisa como um pós- doutorado."


Inspirados por esta entrevista, decidimos separar aqui cinco aplicativos para ajudar quem quer começara a praticar a meditação. As ferramentas guiadas podem ser grandes aliadas neste começo. Anime-se e começe a praticar você também. 
 

ZEN


Este aplicativo é super bacana para quem não está acostumado com a prática e quer começar. O primeiro passo será escolher seu estado emocional e o que você busca ali: terapia, melhorar a insônia, tristeza, ansiedade, desânimo, irritação, preocupação; se está sentimental ou mesmo animado. 

A partir daí uma meditação guiada será feita e o principal foco do programa realizado é a respiração. O relaxamento pode ser tanto, que você poderá dormir. Portanto, pode ser uma ótima opção para a noite. 

 

5 MINUTOS

O principal diferencial do aplicativo é cronometrar o período da meditação de forma leve – e aumentar o tempo caso você queira, mas sem ultrapassar 30 minutos.

Este app permite que você cronometre o período de sua meditação. Ele oferece músicas suaves para os cinco (ou mais) minutos separados para a prática, e o alarme para o final dela é suave. O objetivo é o relaxamento máximo durante poucos mas eficazes minutos, inclusive na hora de terminar a meditação. 


O principal objetivo aqui é contar o tempo de forma leve. Ele pode ser aumentado caso queira, mas não ultrapassa o período de 30 minutos. 
 

Calm!

Este app traz o melhor de dois mundos: as músicas suaves que relaxam o cérebro e o ajudam a meditar sozinho, ou as opções guiadas com temas centrais escolhidos por você.

Algumas opções de temas são, por exemplo, "Rethinking Depression" (repensando a depressão), "Mindful Eating" (comendo com atenção plena), e mais alguns projetos disponíveis de forma gratuita. 

 

Insight Timer

Este app é bastante completo, apresentando desde a possibilidade de cronometrar uma meditação por 5 minutos com diferentes tipos de alarmes para inicio e fim que são sempre "zens"; 30.000 opções de meditações guiadas que vão desde a possibilidade de aprender a meditar, até a prática voltada especificamente para lidar com a ansiedade, stress, autoconfiança, potencializar o nosso potencial, dentre outras opções super interessantes. 

Além disso, oferece ainda meditações para crianças, além de cursos lançados semanalmente sobre ansiedade, stress e sono. 

Atualmente ele possui 10 milhões de pessoas de todo o mundo inscritas.
 

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