Wellness

O que é clorofila e quais são os benefícios?

Veja os principais pontos positivos desse superalimento
Reading time 5 minutes
Foto: reprodução/instagram @Joja

O pigmento biológico clorofila, que desempenha um papel importante para tornar os alimentos verdes e saudáveis, garante que as plantas permaneçam vivas e cresçam. Pode-se dizer que a clorofila é quem absorve a luz solar durante a fotossíntese e contribui para sua transformação em energia, ou seja, é responsável diretamente pela vida na Terra. 

Este pigmento encontrado em todas as plantas verdes, incluindo vegetais que comemos regularmente, como feijão verde, espinafre, salsa e rúcula, contém vitaminas que podem beneficiar o corpo humano e atua como antioxidante.  

Pesquisas mostram que a capacidade antioxidante da clorofila é cerca de 2000 vezes maior que a dos mirtilos e 20 vezes maior que a dos medicamentos orgânicos usados para combater carcinógenos químicos e radiação. Mas qual seu benefícios para as amantes de wellness?

 

 

Como consumimir?

Considerando que todos os vegetais que ingerimos são clorofila, podemos pensar que tomamos suplementos de clorofila sem problemas. No entanto, se não consumimos vegetais em todas as refeições, não tomamos suplementos suficientes de clorofila. 

A clorofila pode ser consumida junto com suco dos vegetais ou em cápsulas. Nesse ponto, verifique se os produtos não contêm aditivos.

 

 

 

Quais são os benefícios?

Anti-envelhecimento

A aplicação externa de clorofila à pele pode ser eficaz na redução dos efeitos do envelhecimento. Um estudo de amostras de pele retiradas de 4 mulheres saudáveis usando o produto por 12 dias no total mostrou que um gel contendo clorofila aplicado à pele melhorava regularmente os efeitos do envelhecimento solar. 

 

 

 

Pordução de sangue

A clorofila se assemelha quimicamente à proteína da hemoglobina, um tipo de proteína armazenada nos glóbulos vermelhos. Esta proteína é a base para os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no corpo. 

Efeito desodorizante

As propriedades desodorizantes da clorofila são investigadas há anos. Em um estudo de pacientes submetidos a colostomia na década de 1960, a clorofila foi encontrada para ajudar a reduzir os odores. Em outro estudo realizado em 1980, observou-se que a clorofila reduzia os odores corporais de idosos residentes em asilos. Hoje, alguns desodorantes e enxaguatórios bucais contêm clorofila.

 

 

Cura feridas

As propriedades curativas das feridas com clorofila foram investigadas nas décadas de 1940 e 1950 e, em alguns casos, foi útil em feridas cirúrgicas e na prevenção de infecções. Um estudo semelhante foi realizado em 2008 e o mesmo resultado foi alcançado.

 

Quais são os riscos?

Embora a clorofila tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, existem alguns efeitos colaterais possíveis, incluindo os seguintes:

Problemas digestivos; Diarréial; Fezes verdes, amarelas ou pretas que podem ser misturadas com sangramento gastrointestinal; Prurido ou queimação quando aplicado topicamente.

Portanto, lembre-se de que você deve consultar seu médico para todos os suplementos que você toma.

Tags

posts relacionados

posts recomendados