Wellness

Paz e sossego! Os três melhores SPAS de luxo do Brasil para desligar e energizar

Em tempos tão acelerados, desacelerar é o maior luxo e presente que podemos nos dar!
Reading time 10 minutes

Foi-se o tempo que em que os SPAS e hoteis focados em saúde eram procurados apenas por quem tinha um único objetivo: emagrecer. Em um mundo cada vez mais acelerado, estes lugares são hoje sonhados por qualquer pessoa que busca momentos de bem-estar associados ao luxo para realmente poder relaxar e "desligar".


Fato é que a maioria destes espaços deixou de ser apenas destinado a uma temporada de  alimentação saudável combinada a exercicios, incluindo, atualmente, a busca em torno de uma vida mais equilibrada, que envolve, claro, a alimentação e o esporte, mas também a nossa relação com o corpo de modo geral, inclusive da perspectiva espiritual. 


Foi pensando nisso que listamos aqui alguns dos melhores SPAS saudáveis de luxo do Brasil para que você possa se inspirar para a próxima oportunidade. Veja abaixo:  
 

Rituaali

 

Inaugurado em meados de 2016, o Rituaali é um spa 5 estrelas que fica na cidade em Penedo, é o que há de mais novo e sofisticado em turismo de bem estar. Muito diferente dos tradicionais spas, que em sua maioria baseiam-se no em contagem de calorias, atividades chatas e têm como foco o emagrecimento a qualquer custo, o Rituaali está muito mais preocupado com o entendimento do corpo e da mente, com prevenções e mudanças de hábitos, o que eles chama de medicina do bem-estar, e não com resultados imediatos e passageiros.

Considerado atualmente como o que há de mais novo e sofisticado quando o assunto é turismo de bem-estar, o Rituaali foi inaugurado em 2016 e, desde então, considerado SPA 5 estrelas. Localizado na cidade de Penedo, se diferencia e destaca a partir de um programa de saúde que não está voltado para a contagem de calorias, como a maioria dos tradicionais e antigos spas. Seu objetivo está ligado ao entendimento do corpo e da mente, buscando, portanto, atuar em mudanças de hábitos, chamadas por eles de "medicina do bem-estar". A ideia não é buscar o emagrecimento a qualquer custo e o resultado, portanto, não é medido de forma imediata - e passageira. 


As cinco estrelas conquistadas ao longo dos últimos três anos são merecidas e não estão ligadas apenas ao seu serviço, mas às terapias diferenciadas oferecidas, cardápios totalmente personalizados - baseados na gastronomia vegana e vital (que prioriza alimentos crus ou pouco cozidos) - e nas suas instalações de um belíssimo projeto arquitetônico em meio a 160 mil metros quadrados de área (muito) verde.  
 

Realmente vale a pena buscar entender melhor os tratamentos oferecidos, bem como o cardápio disponível por lá. Mas vale também adiantar que o spa hospeda tanto quem quer apenas descansar e comer de forma mais saudável durante alguns dias de ritmo desacelerado, até quem busca terapias ligadas ao controle de ansiedade e stress crônico, sobrepeso e por aí vai. Hidroterapia, argila, pedras, carvão, plantas, RPG, aparelhos de fisioterapia, massagens... Quando o assunto é bem-estar, você realmente pode ir esperando encontrar o que há de melhor!
 

Lapinha
 

Considerado o primeiro spa do Brasil, o Lapinha fica numa fazenda de 550 hectares na cidade de Lapa, próxima a Curitiba, no Paraná. O conceito é mesclar o luxo dos tratamentos e serviços com o desapego de quartos ultra confortáveis, porém sem TV, banheiros compartilhados, sinal fraco de celular e muita natureza.


Localizado na cidade de Lapa, bem perto de Curitiba no Paraná, o Lapinha é considerado o primeiro spa do Brasil. Dentro de uma fazenda de 550 hectares em meio ao verde, o conceito sempre foi o mesmo: luxo nos tratamentos e serviços associado ao desapego dos quartos sem TV, sinal fraco de celular, porém ultra confortáveis.
 

O grande diferencial do spa está ligado ao seu trabalho feito com a questão da espiritualidade, que, embora inspirada pela religião cristã, é totalmente tolerante com qualquer outra crença, inclusive com os ateus que apenas busquem paz de espírito. 


Os tratamentos se baseiam na medicina naturista, pautada, por sua vez, na fitoterapia, fisioterapia, hidroterapia e ordenação do relógio biológico e estão incluídos em programas que vão desde de cura pós operação até emagrecimento estável. 

Já a alimentação é 100% orgânica, outro grande diferencial, já que tudo o que é servido é produzido por eles no local. Importante mencionar que absolutamente todos os pratos são ovolactovegetarianos e, mesmo assim, são garantidamente deliciosos. Mesmo os carnívoros que já foram afirmam que vale a pena experimentar uma temporada de alimentação mais light.  


Durante sua estada, o hóspede deve respeitar duas regras básicas: horários das refeições e a lei do silêncio após as 21.30h. Fora isso, fica livre para decidir o que fará se sentir melhor. 
 

Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa
 

Eleito três vezes consecutivas (a última em 2017) o melhor spa médico da América Latina, pelo  World Luxury Spa Award, o Kurotel, que fica na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, é o único hotel brasileiro presente na lista. Os estabelecimentos premiados são os que se destacam nos quesitos satisfação dos clientes, estrutura, design, localização e, claro, serviços e menu de tratamentos.


Não à toa, o Kurotel já foi eleito três vezes consecutivas o melhor spa médico da América Latina. Quem julga o título é o World Luxury Spa Award que, pela última vez em 2017, deu o prêmio ao espaço localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, a partir das categorias de estrutura, satisfação do cliente, design, localização e serviços e menu de tratamentos.


Nesta última vez eleito, o hotel foi o único brasileiro presente na lista coroando o seu método que ao longo dos 35 anos de existência trabalhou com a saúde de forma preventiva e educacional. A ideia é ensinar às pessoas sobre um comprometimento com um estilo de vida mais saudável em geral, sempre focando no bem-estar que leva a uma maior longevidade. 
 

Um dado importante a se saber antes de ir é que, diferentemente da maioria dos SPAS, o Kurotel não está localizado "no meio do mato". Seu foco está associado ao luxo ligado à muita tecnologia, portanto, prepare-se para encontrar as últimas novidades em termos de neurociência, nutrição e estética - neste último quesito, se puder, busque pedir para realizar um tratamento dentro das salas de massagem que mais parecem cenário de filme de ficção científica com seus equipamentos e iluminação ultramoderna.

 
Apesar de todo o apêlo "high-tech", há também os tratamentos mais tradicionais como atividades físicas, hidroterapia, fitoterapia. Mas nestes casos, os resultados não são comprovados cientificamente, como nos outros.
 

Aproveitando, sobre as terapias e tratamentos, são 10 os programas com duração diferenciada para você escolher. O Kura Relax, por exemplo, é para um final de semana, mas existem opções para bem mais tempo. Quem escolhe como viver a experiência de desaceleramento é o hóspede, que será, sempre, acompanhado por diversos profissionais ligados às áreas específicas que busca tratar ou atuar. 


Já sobre a alimentação oferecida, é importante saber que os alimentos são sempre focados em funcionalidade e não existe carne bovina por lá. Já codorna e coelho, por exemplo, fazem parte de alguns pratos, sempre em porções bem controladas. 

posts relacionados

posts recomendados