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Saúde mental durante a quarenta: 5 aplicativos que vão te auxiliar à adotar bons hábitos

Saiba como não deixar que a ansiedade e a aflição, característica deste período de incertezas, afete sua saúde mental
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Conhecida como o mal do século, a ansiedade vem a cada dia mais tomando conta da sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde: 9,3% da população sofre com o problema, sendo o Brasil o país que carrega o maior número. Em tempos difíceis como o que estamos vivendo a ansiedade pode ser uma grande inimiga. Mas afinal, o que fazer para gerenciar esse estresse? 
 

Segundo a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), dedicar parte de seu dia para fazer o que gosta ajuda à passar tantas horas dentro de casa e a controlar o estresse. O ideal é procurar práticas de autoconhecimento, como a meditação e a leitura. 
 

Para isso, existem até aplicativos de saúde mental que são eficientes para gerenciar o estresse nesse período e separamos 5 deles para você conhecer. Confira! 

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Foto: Reprodução / Instagram @darjabarannik

1. Headspace

A meditação é quase uma unanimidade nas dicas dos médicos, além disso, ela pode preparar sua mente para lidar com estressores futuros e o Headspace é um aplicativo que pode te ajudar. Ele permite que você medite em qualquer lugar e conta com uma série de exercícios de respiração passo a passo, meditação guiada e muito mais. A primeira semana é gratuita e, depois disso, há planos para assinatura, com preços especiais para estudantes e famílias.

"A prática da meditação, pelo menos 15 minutos por dia, é bem potente nesses momentos, principalmente por conta da ansiedade e de estar pensando em muitas coisas ao mesmo tempo", explica o Dr. Mário Farinazzo. 

Outra das grandes preocupações dos médicos é o aumento do cortisol no organismo - hormônio que é liberado com a ansiedade o estresse.  "O aumento desse hormônio pode levar ao aumento da oleosidade da pele, acne, queda de cabelos e aumento de peso. Exercício físico e meditação são indicados para diminuir o cortisol", afirma a dermatologista Dra Paola Pomerantzeff. 

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Fotos: Reprodução / Instagram @aimeesong

Planejamento, nesse momento, é fundamental. É importante estabelecer uma rotina para não ficar desregrado, segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. "Procure ter horário para acordar, de refeições e para dormir. Use seu tempo para coisas que você queria fazer antes e não conseguia ou não teve atitude de começar. Faça meditação, comece algum projeto, algum livro, procure criar objetivos e prazos para que você cumpra ao longo desse período", diz o Dr. Paolo. 

 

O aplicativo "MoodTools" cria um plano para ajudá-lo a entender e aliviar seus sintomas de depressão. As ferramentas incluem: um diário de ideias que o ajudará a controlar seu humor; um plano de segurança para ideação suicida; e atividades cerebrais para quando você está se sentindo triste. O aplicativo é gratuito, mas oferece uma experiência atualizada que começa em US $ 4,99 / mês.

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Foto: Reprodução / Instagram @alessandraambrosio

3. Calm

Para quem está fazendo home office, é necessário se organizar. Quanto mais o cérebro trabalhar, melhor. Melhorar a qualidade do sono é fundamental também para gerenciar o estresse. "As oito horas de sono com qualidade durante a noite é fundamental para o organismo em uma série de fatores, dentre eles a imunidade e saúde mental. Quanto mais desafios e problemas a serem resolvidos, melhor, mas temos que ter períodos de recuperação, de descanso", explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

 

Com mais de meio milhão de downloads, o "Calm" é um dos principais aplicativos para sono, meditação e relaxamento. Com sua programação em mente, você pode escolher um programa de meditação na plataforma que varia de 3 a 25 minutos. O aplicativo também possui um recurso chamado "Histórias do sono" que tem celebridades como Matthew McConaughey lendo para você uma história para dormir.

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Foto: Reprodução / Instagram @sabinasocol

4. Happify

Se você estiver de mau humor, tente um jogo de "Happify". O aplicativo afirma que suas atividades baseadas em evidências ajudam a reduzir o estresse e aliviar sentimentos negativos - além disso, você pode acompanhar seu humor ao longo do tempo, para ver como progrediu ao usar os aplicativos.

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Foto: Reprodução / Instagram @pernilleteisbaek

5. AnxietyCoach 

Do que você tem medo? O "AnxietyCoach" pede que você faça uma lista do que o assusta e usa ferramentas de terapia cognitivo-comportamental para guiá-lo para um lugar onde elas não parecem tão aterrorizantes. Este aplicativo é ótimo para pessoas que gostam de acompanhar seu progresso e estão abertas a receber muitos comentários.

 

Segundo a Dra. Aline, outra dica é o Mindfullness, que significa viver em atenção plena, ou seja, conseguir literalmente vivenciar os momentos, desde os mais simples com todas as suas características emocionais e sensoriais, sem distrações. "O mindfullness pode ser usado para qualquer pessoa que queira começar alguma prática de meditação mas que não sabe como dar os primeiros passos. Essa prática está relacionada à gerência de stress, melhora de concentração e melhora de produtividade", finaliza a Dra. Aline.

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Foto: Reprodução / Instagram @emilisindlev

O Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico e medico voluntário no atendimento à casos suspeitos de COVID-19 no Hospital São Paulo, também adverte em como o estresse pode causar diferentes reações no organismo, chegando afetar até a imunidade. Devido à isso, os contatos sociais, mesmo que virtuais, são fundamentais para o auxilio da liberação de serotonina e dopamina - o que faz com que aumente nossa imunidade.
 

Além disso, mesmo trabalhando em casa, e teoricamente tendo horários organizados, muitas pessoas estão extremamente estressadas. "Nesse período de confinamento é normal que estejamos apreensivos e ansiosos com o presente e futuro próximo, o que pode fazer com que façamos tudo no piloto automático enquanto nossa cabeça permanece ligada no assunto gerando ainda mais estresse. Gerenciar o estresse nesse período e manter a sanidade mental é fundamental para diminuir a incidência de depressão e não afetar o sistema imunológico", afirma a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida.
 

Assim, se você se sente preso na angustia do isolamento social, baixe os aplicativos para começar a testar já! 

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