Wellness

4 sinais de que você está comendo muito sal e o que isso pode significar para sua saúde

Como reduzir sua ingestão?
Reading time 5 minutes
Foto: @girlswithgluten

Além do sal que você sabe que está adicionando a sua comida, há uma quantidade absurda de sódio sendo colocada no prato sem nem você perceber. "A regra geral é que qualquer alimento processado ou produzido pelo homem provavelmente contém sal - e altos níveis", diz a nutricionista Mandy Enright.

"Se o alimento vem em uma lata ou é pré-fabricado e congelado, há sal presente". E, embora ainda exista um debate sobre os efeitos colaterais potenciais mais assustadores do excesso de sal (como sua conexão com a pressão sanguínea), muito dele pode, pelo menos, causar inchaço e retenção de água.

De acordo com as diretrizes alimentares mais recentes, é recomendável limitar a ingestão de sal em 2.300 miligramas de sódio (uma colher de chá) por dia, mas muitas pessoas estão ultrapassando o limite de sal.

 

O consumo médio diário está próximo de 3.400 miligramas de sódio por dia diz Enright. Da próxima vez que você for à loja de alimentos, observe os rótulos nutricionais e anote a porcentagem de sódio. "Qualquer coisa com 5% ou menos por porção é considerada uma fonte de baixo teor de sódio, enquanto 20% ou mais é considerada uma fonte de alto teor de sódio", explica ela.

Aqui estão quatro sinais de que você pode estar comendo muito sal:

1.Você está sempre com sede

O sódio desempenha um papel de destaque ao ajudar nosso corpo a equilibrar os líquidos. "Precisamos de um pouco de sal por dia para ajudar a manter o equilíbrio da água no corpo", diz Enright. “O sódio encontrado no sal ajuda a manter o fluido dentro de nossas células.” Quando você está com sede, diz Enright, seu corpo está lhe dizendo que não há água suficiente para suportar a quantidade de sódio existente no seu sistema, por isso envia um sinal para seu cérebro para beber mais líquido.

2.Você está constantemente inchada

 

Refeições salgadas tendem a provocar o inchaço temido. "Quando há muito sódio flutuando ao redor do sangue, a água sai das células, causando inchaço", diz Enright. 

Níveis extremos de sódio, seguidos por níveis excessivos de líquido para equilibrá-lo, podem levar ao inchaço, principalmente na área da barriga. Você também pode notar inchaço nos dedos das mãos ou pés após uma refeição particularmente salgada.

3.Você tem muita dor de cabeça

 

Já teve dor de cabeça aparentemente sem motivo? Verifique sua última refeição. "Muito sal pode causar a expansão dos vasos sanguíneos no cérebro, o que pode levar a dores de cabeça dolorosas", diz Enright.

4. Suas refeições estão sem gosto

 

"Além de todos os riscos à saúde, consumir muito sal pode realmente alterar o seu paladar, para que sua comida fique menos deliciosa ao longo do tempo", diz Enright.  Muitas pessoas podem não perceber quanto excesso de sódio estão ingerindo como resultado de alterações ou embotamento das papilas gustativas devido à exposição excessiva ao sal.

Como reduzir a ingestão de sal

 

Fique longe de alimentos ultraprocessados, incluindo embutidos (como salame, presunto e queijo), além de comidas congeladas e produtos enlatados no geral. Procure cozinhar mais refeições em casa e levar sua própria comida para o trabalho, para que você tenha mais controle sobre a quantidade de sal que está sendo adicionada à sua comida. 

Ao cozinhar, experimente deixar o saleiro de lado. Procure obter sabores de ervas - frescas e secas - especiarias e ácidos como suco de limão e vinagre.

Tags

posts relacionados

posts recomendados