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6 razões pelas quais brócolis pode ser chamado de superalimento

Hoje, o brócolis é um dos vegetais mais populares
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O brócolis ganhou a reputação de ser um superalimento por causa de suas muitas propriedades, e especialistas revelaram pelo menos seis que o convencerão a comer esse vegetal todos os dias.

Segundo Indrė Baltrušaitienė, gerente de comunicação da Iki, anteriormente o brócolis era considerado exótico, mas hoje é uma das escolhas mais populares para os compradores.

“A popularidade do brócolis cresceu rapidamente nos últimos cinco anos, com picos de vendas no inverno. Os compradores preferem esse vegetal entre janeiro e abril." - diz I. Baltrušaitienė.

 

  

Com poucas calorias, rica em nutrientes e antioxidantes, essas são apenas algumas das propriedades do brócolis que o tornaram parte integrante de uma dieta saudável. É uma verdadeira fonte de fibras e proteínas, que também é rica em ferro, potássio, cálcio, selênio e magnésio, além de vitaminas A, C, E, K e B, incluindo ácido fólico.

Reduz o risco de doença cardiovascular

Um estudo global da Nutrition Research descobriu que a ingestão regular de brócolis cozido reduz o risco de doença cardiovascular, resultado da redução do colesterol total. Vários estudos globais também descobriram que a inclusão regular de brócolis na dieta evita danos no tecido cardíaco.

Ajuda a fortalecer os ossos

 

Muitos nutrientes no brócolis, incluindo cálcio, vitamina K e fósforo, são essenciais para manter os ossos saudáveis. A vitamina K desempenha um papel fundamental aqui, o que aumenta a densidade mineral óssea e reduz as taxas de fraturas em pessoas com osteoporose.

 

Os adultos precisam de 1 micrograma de vitamina K por quilograma de peso corporal por dia. Isso significa que, se uma pessoa pesa 75 kg, deve receber 75 microgramas de vitamina K. Apenas 100 gramas de brócolis cozido no vapor fornecem 145 mg de vitamina K.

Melhora o controle do diabetes

 

Comer brócolis pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue e melhorar o controle do diabetes. Estudos mostraram que pacientes com diabetes tipo 2 que comem brócolis podem controlar mais facilmente seus níveis de açúcar no sangue. Tais resultados são devidos ao sulforafano nos brócolis.

 

Verificou-se também que as pessoas que comem mais alimentos ricos em fibras são menos propensas a sofrer de diabetes tipo 2 do que aquelas que comem alimentos com poucas fibras.

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Foto de Reinaldo Kevin / Unsplash

Melhora a condição da pele

O brócolis é uma ótima fonte de vitamina C. Com apenas 100 gramas de brócolis, você pode obter a dose diária recomendada de vitamina C. A vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, que é o principal sistema de suporte para as células e órgãos do corpo, incluindo a pele. A vitamina C, como antioxidante, também pode ajudar a prevenir danos à pele, bem como o envelhecimento das rugas.

Reduz o risco de câncer

Embora não exista um produto único que possa prevenir o câncer, acredita-se que uma dieta saudável possa reduzir o risco de certas doenças oncológicas.

 

O principal ingrediente do brócolis é o fitoquímico conhecido como sulforafano. Estudos mostraram que é essa substância que pode desempenhar um papel no aumento da desintoxicação e na redução do risco de câncer.

Versátil na cozinha

 

Não importa o quanto você coma brócolis preparado, seja cozido ou cru, ele ainda será um complemento valioso para uma dieta equilibrada. É importante saber que a ingestão de brócolis não deve ser descartada, pois contém mais nutrientes benéficos do que as inflorescências. O brócolis pode ser consumido como um lanche diário, escolhido como acompanhamento ou usado como ingrediente principal de um prato. 

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