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Álcool e treino: mitos e verdades sobre a dupla

Entenda alguns dilemas sobre a relação entre o consumo de álcool e os treinos. Afinal, quem treina pode beber?
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Tonus Gym. Foto: Divulgação

Muitas pessoas se perguntam até que ponto o consumo de bebida alcoólica e treino combinam. Mas, essa é com certeza, uma das perguntas mais feitas pelos praticantes de atividades físicas. E qual é a resposta certa? Podemos dizer que, a melhor saída, é ter equilíbrio.

Assim como todo consumo em excesso, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas não afeta apenas o desempenho na academia, mas também a saúde em geral.

Conversamos com a equipe do studio especializado em musculação Tonus Gym e com a nutricionista Bruna Cutait para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!

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Tonus Gym. Foto: Divulgação

Como o consumo de álcool reflete negativamente no resultado do meu treino?

Em primeiro lugar, por serem bebidas geralmente muito calóricas, a ingestão em excesso pode favorecer o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. Isso prejudica diretamente os resultados do seu treino.

Em relação aos treinos de força, a ingestão de álcool prejudica o processo de hipertrofia, pois afeta o sistema endócrino, que é responsável pela produção de hormônios vitais para o crescimento e construção muscular.

E por fim, um dos pontos mais comuns é a desidratação. As bebidas alcoólicas possuem efeito diurético, o que elimina água e sais minerais essenciais para o organismo, inclusive para os músculos.

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Ju Nazarini Foto: reprodução/instagram
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Julia Lazzarini Foto: reprodução/instagram/Divulgação At Home Vidya Studio

Tem alguma alternativa para não precisar abolir o álcool da minha rotina?

A primeira dica é não beber logo após o treino, pois prejudica diretamente a recuperação muscular, o que causa dores e retarda o crescimento e o fortalecimento do músculo. Evite também associar a bebida ao consumo de alimentos muito calóricos, com o objetivo de amenizar o acúmulo de gordura.

A dica final é consumir com moderação e restringir a ocasiões especiais. Isso já é uma forma muito eficaz de equilíbrio. É importante também revezar a ingestão de álcool com bons goles de água para manter a hidratação do corpo em níveis saudáveis e preferir bebidas não fermentadas, por serem menos calóricas.

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Giulia Dias Foto: reprodução/instagram
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Ana Gabriele Becker Foto: reprodução/instagram/Divulgação At Home
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Ana Monteiro Foto: reprodução/instagram/Divulgação At Home Vidya Studio

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