Wellness

Você sabia que o álcool afeta sua rotina de exercícios? Entenda como!

O consumo de bebidas alcoólicas pode atrapalhar de diversas formas um estilo de vida saudável
Reading time 2 minutes
Foto: Reprodução/ Instagram @veronicaferraro

O ano de 2020 está finalmente chegando ao fim e, ainda que nessa temporada as festividades estejam sendo reduzidas a pequenos grupos ou até mesmo via Zoom, é natural que o consumo de bebidas alcoólicas cresça. Mas, você sabia que isso pode afetar a sua rotina de exercícios? Entenda como isso acontece!

O álcool faz com que você desidrate mais rápido

Não há dúvidas da importância da hidratação para a prática de exercícios, que aumenta a perda de líquido pelo suor e possui um grande desgaste físico. Entretanto, o consumo de álcool reduz o hormônio antidiurético, fazendo com que o corpo elimine água com maior rapidez na urina.

 

Por isso é tão aconselhável o consumo de água durante as noites de festas, reduzindo com isso até mesmo a ressaca da manhã seguinte.

O álcool pode aumentar o seu desejo por alimentos gordurosos

Toda aquela vontade de consumir alimentos gordurosos no dia seguinte às festas pode estar diretamente ligada à ingestão de álcool. Isso porque ele aumenta a produção de galanina em nosso organismo, que é uma substância química que nos leva ao desejo de ingerir alimentos gordurosos.

O consumo de álcool aumenta a probabilidade de câimbras

Se você sofre de câimbras durante a prática de exercícios físicos, saiba que a redução do consumo de álcool pode ser um dos grandes fatores para essa sensação. Isso porque a câimbra pode ser ocasionada pela desidratação.

Reduz a queima calórica

Além do aumento de desejo por comidas gordurosas, o consumo de álcool também reduz o metabolismo dificultando sua queima. 

 

Isso porque, ele sobrecarrega o fígado, que é responsável tanto pela quebra de gorduras quanto de álcool. Ou seja, quando você bebe, o órgão precisará atuar na metabolização da bebida e não conseguirá exercer bem a função de quebra da gordura. 

Tags

exercicio-fisico
saude

posts relacionados

posts recomendados