Wellness

Ciência diz que tomar banho quente pode ter os mesmos benefícios de exercício à saúde

Hora de relaxar!
Reading time 2 minutes
Foto: reprodução

Se você já trocou uma sessão do HIIT por um bom banho de banheira, tenha certeza, provavelmente não fez tão mal. Uma nova pesquisa sugere que tomar um banho quente simula muitos dos mesmos benefícios de saúde desencadeados pelo exercício.

Como nós sabemos disso? Pesquisadores do Centro Nacional de Medicina Esportiva e do Exercício da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, recrutaram 14 homens e os designaram para uma hora de bicicleta ou um banho de uma hora e concluíram que aqueles que gastaram seu tempo de imersão obtiveram benefícios semelhantes à saúde daqueles que se exercitaram.

 

1584967852124780 bath
Foto: reprodução

Enquanto os ciclistas naturalmente queimavam mais energia, curiosamente, os banhistas ainda queimavam em média 140 calorias - o mesmo que fazer uma caminhada de 30 minutos. Além disso, os pesquisadores dizem que aqueles que tomaram banho tiveram a mesma capacidade melhorada de controlar o açúcar no sangue que os ciclistas.

"Muitas culturas conhecem os benefícios de um banho quente", disse Steve Faulkner, principal autor do estudo, à The Conversation. "Mas apenas recentemente a ciência começou a entender como o aquecimento passivo (em vez de esquentar e suar com o exercício) melhora a saúde".

Sem contar também os inúmeros benefícios que um bom banho de banheira pode ter no seu dia a dia, relaxando e reduzindo seu nível de estresse. Mas os cientistas não aconselham trocar sua maratona de treinos por banhos, o interessante é aliar os dois para ter ainda mais benefícios.

1584968340606191 captura de tela 2020 03 23 a s 09.56.58
Foto: reprodução

Tags

posts relacionados

posts recomendados