Wellness

Descanso e reconexão: 10 destinos de retiros espirituais no Brasil

Dez opções de viagens zen para quem quer se dedicar ao recolhimento, silêncio, autoconhecimento e praticas como meditação, yoga e terapias holísticas.
Reading time 7 minutes
Foto: Reprodução Instagram @paraisodospandavas

Pensando em viajar e com aquela vontade de tirar alguns dias para realmente se desconectar e relaxar de verdade? Saiba então que existem diversas opções de roteiros no Brasil que são exatamente o que você procura. Hoje já existem diversos hoteis e pousadas dedicados a dias de "cura", autuconhecimento e paz espalhados pelo país. Cada um deles focados em suas próprias práticas de Yoga, meditação, terapias holísticas, cursos... Além de também oferecerem, em geral, uma culinária natural com o intuito de reequilibrar o organismo como um todo.  


Veja abaixo qual se encaixa mais naquilo que está buscando para suas próximas férias, inspire-se e marque sua próxima viagem!

Fazenda Lila
 

A fazenda está localizada em meio às montanhas de São Bento do Sapucaí, em São Paulo, e só abre em datas de retiro ou viagens programadas com grupos de 8 pessoas, oferecendo salas de massagens e terapias, bosques, jardins, cachoeiras, deque de pedra para fogueiras, eco piscina de água natural e um belo salão com vista para o vale da Pedra do Baú.

Os valores variam de acordo com as atividades do período de estadia. 
 

Ponto de Luz

A pousada está na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e oferece diversas atividades diárias como caminhada, vivências e meditações. A programação é intensa e com o acompanhamento de terapeutas inclui iniciação ao reiki, i ching, terapia aquática, dança circular, dentre outros.


A hospedagem de apartamentos individuais ou compartilhados, bem como chalés e uítes com vista para a mata. 
 

Ashram
 

Localizado em Campos do Jordão, o hotel oferece estrutura com diversas opções de relaxamento: templos de meditação, salas de yoga, leitura e massagem, além de um deque com a vista das montanhas onde são feitas as práticas de yoga. 


Ainda o local possui quirologia e alimentação lacto-vegetariana. 


Os chalés acomodam de uma a quatro pessoas. 
 

Tao Tien
 

A pousada está entre Vargem Grande, São Paulo, e Extrema, Minas Gerais, e oferece apenas acomodações coletivas.


A programação oferecida, por sua vez, inclui mantras, meditações e retiros. 


A alimentação está sempre inclusa na diária.  
 

Pousada Vrindávana

A pousada com temática indiana está em Teresópolis, no topo da Serra dos Órgãos, e oferece ecoturismo e terapias holísticas. Há opção de workshops e encontros holísticos, bem como um spa com quiropraxia, massagens, banhos relaxantes e shiatsu. 


A cozinha é lacto-vegetariana e a acomodação varia de preço de acordo com o tamanho do chalé.  
 

Montanha Encantada
 

O hotel está em Garopaba, Santa Catarina, e, em meio à mata atlântica, oferece hospedagem, retiros e aulas de yoga. Além disso, sua estrutura conta com sauna para terapia a vapor ayurvédica, salas de terapias variadas, massagens, piscina natural, cachoeira e templo de meditação. 


A cozinha é lacto-vegetariana e os valores dependem dos cursos fechados.  
 

Lagoa das Cores
 

Localizada no alto do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, Bahia, a pousada oferece, em primeiro lugar, uma vista belíssima, e também a opção de retiros individuais ao longo de todo o ano. 


A estrutura conta com templos, jardins, passeios e caminhadas zen, yoga, orientação terapêutica, terapia de reiki, cantos de contemplação, ofurô, sala de massagem e ofurô.


Cada tipo de retiro tem o seu valor específico. 
 

Ecohar Yoga
 

O espaço está de frente para a paraia de Maragogi, Alagoas, e proporciona o aprofundamento em yoga e meditação. 


A hospedagem oferece alimentação vegana e vegetariana, prática de yoga e meditação, palestras, massagens e terapias, passeio, aula de culinária e cromoterapia. 


A acomodação inclui café da manhã, almoço e jantar. 
 

Paraíso dos Pândavas
 

Localizada na Chapada dos Veadeiros em Goiás, a pousada oferece pacote de final de semana que inclui pensão completa, caminhadas guiadas, cantos de mantras, aula de autoaprimoramento e autorrealização em yoga, bem como 70 minutos desta prática, além de seções guiadas de meditação. 
 

Dharma Shala

Localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Paraty, Rio de Janeiro, a pousada relaliza diversos retiros espirituais ao longo do ano. É ideal para quem procura contato com a natureza e introspecção. 


Há diversas atividades como eventos de saúde, retiros de yoga e meditação, terapias, cursos e seminários ao longo dos meses. Sobre a alimentação, possuem uma cozinha com pratos de culinária indiana e natural.

 
Os valores variam de acordo com a escolha das atividades.  

 


 

posts relacionados

posts recomendados