Wellness

Sofre de insônia? Veja essas dicas infalíveis para adicionar à rotina

Um guia completo com dicas fáceis e úteis para dormir com mais facilidade (e melhor)
Reading time 7 minutes
(Foto: Reprodução/Instagram @little.miss.nessie)

Você é do tipo que sonha com acordar descansada e preparada para mais um dia de atividades, mas infelizmente não consegue vencer a insônia? Criar uma rotina de descanso e sono pode ser uma atividade realmente difícil para muitas pessoas. Com dias cada vez mais atribulados, nas quais as cobranças se tornam eternas encontrar aquele momento de paz para relaxar e se permitir desligar pode parecer quase impossível -- mas, ainda assim, é necessário. Se você passa por esse tipo de situação, pode ser a hora de adotar alguns métodos novos que comprovadamente ajudam muitos que compartilham de suas dificuldades. Confira!

Fuja da tela azul

Smartphones e computadores ajudam a tornar nosso dia-a-dia mais fácil, mas são grande dificultadores da hora de dormir. Dezenas de estudos sugerem que ficar no dispositivo até tarde estimula o cérebro e o mantém acordado por mais tempo, isso porque a luz azul emitida por smartphones tem um efeito negativo em seus padrões de sono. Ou seja, um primeiro passo que poderá trazer grandes benefícios para o seu sono é desconectar-se da tecnologia nesse momento.

 

Prepare suas roupas para o dia seguinte

Se você é do tipo que já amanhece estressada por não encontrar a roupa ideal para o trabalho, escolhê-la no dia anterior pode te ajudar a aliviar o estresse e te fazer ficar mais confortável antes mesmo de dormir. Este pequeno truque vai economizar tempo, permitir que você durma e ajudá-la a sair de casa completamente livre de estresse.

Tome um banho quente

É simples: a água quente aumenta a temperatura corporal, o que provoca uma sensação de cansaço e sonolência. Além disso, ela pode diminuir o ritmo cardíaco, a respiração e a digestão. 

Um estudo revela que banhos de 40 minutos a 105 graus são uma solução eficaz para dormir e, de acordo com os especialistas até mesmo um banho de 20 minutos cerca de 2 horas antes da hora de dormir pode ajudar. Então por que não? 

Coma direito

Comer alimentos com alto teor de gordura antes do jantar, isso porque quando seu sistema digestivo trabalha além do horário, pode impedir que você durma adequadamente. Além disso, especialistas afirmam que é uma má ideia beber muito líquido antes de dormir, pois é mais provável que você acorde no meio da noite para usar o banheiro, dividindo seu ciclo de sono.

Cafeína, alimentos ácidos e picantes também devem ser evitados. A cafeína pode mantê-lo acordado por até 10 horas, enquanto os alimentos ácidos e picantes podem causar azia, que pode causar desconforto sério durante o sono.

Por outro lado, há diversos alimentos que podem te ajudar nessa missão, auxiliando o processo de sono e relaxamento, são eles:

  • Nozes: Uma excelente fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda na redução de estresse e melhora do sono.

  • Cerejas: Fonte de melatonina, que poderá te ajudar a adormecer. 

  • Alface: A alface tem propriedades calmantes.

  • Banana: Nutricionistas dizem que o consumo regular de bananas, ricas em potássio e magnésio, é bom para cãibras musculares e sintomas de pernas inquietas que afetam o sono. 

  • Atum: o atum é rico em vitamina B6, necessária para a produção de serotonina e melatonina.

 

Apague as luzes

A luz fraca promove um sono mais profundo. Quando o corpo passa a receber menos iluminação, ele começa a produzir melatonina, então o ideal é que cerca de uma hora antes de dormir, você desligue as luzes mais fortes, deixando apenas iluminações mais fracas - como em um abajur - a fim de  sinalizar ao cérebro que é hora de relaxar.

Tenha uma cama e travesseiros confortáveis

Uma das soluções mais eficazes para dormir! Principalmente se considerarmos que, se estivermos descansando a quantidade de horas recomendadas, nós passamos um  um terço de nossas vidas dormindo. Ou seja, investir em uma cama e travesseiros confortáveis é essencial!

1606745707861037 sleep solutions brigitte bardot
(Foto: Reprodução)

Durma com seus pets!

Estudos revelam que há uma relação entre dormir com seu pet e ter uma noite tranquila.Comparados aos humanos, eles parecem aumentar a sensação de conforto e segurança - e se você tem animais de estimação, com certeza conhece os poderes de aliviar o estresse ao acariciá-los! 

 

Encontre a temperatura ideal para o ambiente

Especialistas afirmam que, ao tentar adormecer, uma sala muito fria ou muito quente pode ter um efeito negativo. Encontrar a temperatura certa é uma solução eficaz para dormir, pois a temperatura corporal cai para desencadear o sono. Se a sala está muito quente ou muito fria, o corpo está lutando para regular sua temperatura, reduzindo a qualidade do sono REM.

 

Ouça uma música tranquila

O tipo certo de música pode ser realmente útil para aqueles que precisam ser criativos com suas soluções para dormir, já que musicoterapia tem sido usada para tratar distúrbios do sono. Um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, revelou que música lenta e relaxante melhora a qualidade do sono.

Use um cobertor pesado

Se você tem problemas para dormir por causa de ansiedade, encontre um cobertor pesado para você! Ainda que eles sejam populares há muito tempo para ajudar indivíduos no espectro do autismo e aqueles com problemas sensoriais, muitos agora perceberam seu amplo benefício como soluções para dormir para todos, levando a um recente aumento na popularidade. 

 

Tenha uma rotina noturna de cuidados com a pele

Todos nós sabemos que os cuidados com a pele são essenciais para manter o melhor aspecto e sensação do seu maior órgão, e um bônus adicional pode ser sua promessa como uma solução para o sono. Encontre alguns produtos calmantes (experimente coisas com infusão de CBD ou lavanda) e use-os todas as noites antes de ir para a cama. A ação repetida ajudará a sinalizar para seu corpo que é hora de descansar.

Tags

wellness

posts relacionados

posts recomendados