Girls

Angelina Jolie: Feminilidade é a chave na vida e em sua nova campanha.

A icônica atriz, cineasta e humanista americana fala sobre a importância do tema em sua vida pessoal e também a sua relação com a nova campanha para a marca Guerlain.
Reading time 6 minutes

Uma das mulheres mais emblemáticas de nossa geração, Angelina Jolie é um ícone a ser considerada quando se trata da luta pela igualdade de gêneros e pelos direitos das mulheres.

Atriz, cineasta e enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), ela também é um ícone da feminilidade em todos os sentidos da palavra (seja no trabalho ou na vida pessoal) e no ano passado foi nomeada como o rosto da fragrância Mon Guerlain a ser lançada pela marca.

Poderosa mas recatada, feminina mas ousada e independente, Angelina estrelou a campanha da marca de cosméticos em uma propaganda bem especial e com uma perspectiva muito diferente (veja o vídeo abaixo).

Em comemoração a esta parceria de bons frutos, temos o privilégio de apresentar aqui a sessão de perguntas e respostas feita com Angelina sobre a campanha!

De sua ideia sobre feminilidade à história dela com a Guerlain, aqui está o que ela tem a dizer:

 

O que significa feminilidade para você?
Tantas coisas diferentes. Não existe uma versão da feminilidade. Ela significa coisas diferentes em momentos diferentes e em lugares diferentes. Pode ser uma certa suavidade e graça, mas também são mulheres marchando ou lutando por seus direitos ou pelos direitos dos outros.

 

Com que idade você se sentiu mais à vontade com sua feminilidade?
Quando me tornei mãe e agora. Essa sensação de facilidade cresce e muda a cada ano que passa e a cada estágio da vida. Para mim, trata-se de aprender a aceitar a si mesmo e ao que a vida traz.

 

Você é o porta-voz de um perfume francês e muitas vezes ouvimos falar da feminilidade “à francesa”, como você definiria isso?
Elegância clássica, refinada e discreta, combinada com a força da mente e do caráter. Equilíbrio.

"Não existe nada mais atraente do que alguém sendo inteiramente ele mesmo, sem qualquer inibição e de qualquer forma que seja."

Como você explicaria essa idéia ultrapassada de que a feminilidade desaparece depois dos 40 anos, enquanto os homens melhoram com a idade?
Simplesmente não é verdade. Sabedoria, compreensão, clareza de pensamento - todas as coisas que vêm com a idade - também são qualidades belas e femininas. Eu gostaria de pensar que todos nós melhoramos com a idade, homens e mulheres.

 

Qual papel feminino você desempenhou que representa melhor a feminilidade?
Em "Um Coração Poderoso", porque Marianne é uma mulher que eu admiro e aprendo. Ela superou muito com força e graça.

 

Como um perfume pode representar a feminilidade?
Emprestando-se a todos os seus estados de ânimo e fugindo da definição. Isso é o que eu amo em Mon Guerlain.

 

Como uma mulher pode estar verdadeiramente à vontade com sua feminilidade quando é atraída por tantas direções diferentes: ser bonita, sexy, mas não ceder aos ditames da moda e da sociedade dominante masculina?
Não há nada mais atraente do que alguém sendo totalmente ele mesmo, sem inibição, de qualquer forma que seja. Todos nós reconhecemos quando vemos isso: aquelas mulheres cuja beleza está no espírito e que têm a incapacidade de serem outra coisa senão fiéis a elas mesmas.

"Ter pessoas em sua vida que acreditam em você, querem que você tenha sucesso e compartilhe os mesmos objetivos - isso é importante."

O que você gostaria que suas filhas aprendessem/absorvessem da sua feminilidade?
Serem elas mesmas completamente. Mas honestamente, elas me ensinam todos os dias. Eles são tão diferentes, mas cada uma à sua maneira é um personagem tão forte.

 

Se houvesse um valor central que você gostaria que seus filhos transmitissem aos filhos deles, qual seria?
Liberdade e bondade.

 

Você está comprometida há muitos anos, como você mantém seus sonhos vivos?
Nem sempre é fácil. Mas eu não acho que paramos de sonhar. Ter pessoas em sua vida que acreditam em você, querem que você tenha sucesso e compartilhe os mesmos objetivos - isso é importante.

 

A Guerlain trabalha há 10 anos para proteger a biodiversidade e o planeta. Que relacionamento você tem com o meio ambiente, ecologia, o que você está transmitindo para seus filhos?
Temos projetos que ajudam a proteger o meio ambiente no Camboja e na Namíbia. Em nossa família, muitas vezes falamos sobre como tudo está conectado - a vida selvagem, o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Para proteger, você tem que proteger tudo. O mais bonito é que cada um de nós pode fazer nossa parte de maneiras diferentes.

"A igualdade não é sobre todos sermos iguais, é sobre a liberdade de fazer nossas próprias escolhas."

Feminilidade e feminismo são incompatíveis?
A igualdade não é sobre todos sermos iguais, é sobre a liberdade de fazer nossas próprias escolhas e viver plenamente nossas próprias vidas, não às custas dos homens, mas ao lado dos homens. Não se trata de tomar um ao outro, mas construir um ao outro.

Eu acho que não é dito o quanto precisamos que os homens em nossas vidas sejam fortes e capazes e o melhor que podem ser.

 

Podemos imaginar uma sociedade onde homens e mulheres serão iguais, mas onde uma mulher não se tornará como um homem?
Claro!

Descubra mais sobre Mon Guerlain e Angelina Jolie em www.guerlain.com .

posts relacionados

posts recomendados